Hospital São José moderniza espaço de atendimento de emergência e UTI e amplia serviços com nova sala de elastografia
22 de dezembro de 2025 - 16:29 #elastografia #HSJ #modernização
Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto: Allane Marreiro
Fotos: Allane Marreiro e Bruno Renan
A Unidade de Terapia Intensiva do HSJ foi totalmente reformada, garantindo condições ainda melhores de internação dos pacientes
O Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou a reforma da Emergência e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e entregou à população o novo serviço de elastografia, um exame não invasivo essencial no diagnóstico e acompanhamento de doenças hepáticas. O conjunto de melhorias recebeu investimento total de R$ 1.065.186,68, incluindo reformas e aquisição de equipamentos.
Nesta segunda-feira (22), a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, conheceu as melhorias, ao lado do diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra; da diretora técnica, Ruth Araújo; da diretora clínica, Lara Távora; e da diretora administrativo-financeira, Fátima Maia.
A Emergência passou por uma requalificação completa, que permitiu reorganizar fluxos e ampliar áreas essenciais, garantindo mais segurança, agilidade e conforto aos pacientes. Foram reformadas a sala de observação e reanimação, a sala de medicação e o espaço de classificação de risco, além do estar médico. A unidade ganhou também uma sala específica para inalação e coleta de exames respiratórios, como swab nasofaríngeo e coleta de escarro, destinada a pacientes com sintomas respiratórios.

Implantação da Sala de Enfermagem exclusiva para atendimento de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP)
Uma das principais inovações foi a criação da Sala de Enfermagem para atendimento exclusivo da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), serviço no qual o HSJ é referência no Ceará. Antes, os pacientes aguardavam no fluxo comum da emergência. Agora, enfermeiras treinadas realizam todo o atendimento previsto nos protocolos do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Enfermagem, encaminhando ao médico apenas casos mais complexos.
A UTI do Hospital São José também foi inteiramente renovada. O espaço recebeu reforma completa, do piso ao teto, com pintura, cobertura em gesso, painéis e instalação de camas hospitalares elétricas e colchões novos. A unidade conta com oito leitos, sendo três deles de isolamento respiratório. As melhorias ampliam a segurança assistencial e o conforto dos pacientes e das equipes.
O HSJ agora conta com uma nova Sala de Elastografia, essencial no diagnóstico e acompanhamento de doenças hepáticas
Outra importante conquista é a implantação da Sala de Elastografia, equipada para realizar um exame não invasivo essencial no diagnóstico e acompanhamento de doenças hepáticas, como fibrose e cirrose. O Ambulatório de Hepatites do HSJ é referência estadual e agora passa a contar com o serviço de forma contínua.
A elastografia também reforça o papel do hospital na formação de profissionais, beneficiando residentes de infectologia e outras áreas. Além da elastografia, o hospital ganhou uma nova sala de ecocardiografia, climatizada e equipada, destinada a pacientes internos e externos, além de um novo aparelho de raio-x e melhorias na unidade de tuberculose, que recebeu novo isolamento, pintura, pressão negativa e readequação do layout.

Tânia Mara Coelho: “o Governo do Ceará investiu para oferecermos atendimento digno e humano a todos os cearenses”
Durante a visita, a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, destacou a importância das melhorias e o vínculo histórico com o hospital. “Quando se fala em doenças infectocontagiosas no Ceará, pensamos no Hospital São José. Hoje retorno à casa onde trabalhei por tantos anos para apresentar melhorias significativas que vão desde a emergência até a UTI, passando pela implantação da elastografia e pela sala de PEP. O Governo do Ceará investiu mais de um milhão de reais para oferecer atendimento digno, humano e seguro a todos os cearenses”, afirmou.
O diretor-geral do HSJ, Edson Buhamra, reforçou que as melhorias entregues refletem o compromisso com a qualificação da assistência e a valorização dos profissionais que atuam no equipamento, referência estadual no atendimento, prevenção, diagnóstico e pesquisa em doenças infectocontagiosas. “As reformas ampliaram o atendimento, modernizaram estruturas essenciais e tornaram os fluxos mais rápidos. Todo o investimento foi muito bem utilizado, já está tudo pronto e entregue. Agradecemos à Sesa e ao Estado pelo investimento e pelo apoio contínuo às necessidades do Hospital São José”, finalizou.