Sesa amplia regionalização do cuidado com inauguração do Serviço de Atenção Especializada em HIV/aids em Caucaia
5 de dezembro de 2025 - 16:14 #dezembro vermelho #sae
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Jessika Sampaio
Foto: Jessika Sampaio e Bruno Renan
Arte gráfica: Júlio Lopes

O novo equipamento fortalece a assistência de dez municípios da Coordenadoria da Área Descentralizada de Saúde (ADS) da região
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) inaugurou, nesta sexta-feira (5), o Serviço de Atenção Especializada (SAE) às pessoas que vivem com HIV/aids, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), instalado na Policlínica Regional Dr. José Correia Sales, em Caucaia. O novo equipamento fortalece a assistência de dez municípios da Coordenadoria da Área Descentralizada de Saúde (ADS) da região — Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca — ampliando o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e às estratégias de prevenção combinada.
O SAE amplia o acesso, evita deslocamentos e fortalece a prevenção
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou o significado da inauguração durante o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre ISTs, e reconheceu o trabalho dos profissionais que atuarão no serviço. “Esse momento é muito simbólico e não seria possível sem as equipes de saúde aqui presentes. Sempre reforço que, independentemente da estrutura física, o que faz a diferença é o compromisso dos profissionais. É a vocês que devemos agradecer”, afirmou, ressaltando o papel das equipes da Policlínica e do SAE.
Ela lembrou que o Brasil foi pioneiro no acesso gratuito ao tratamento do HIV/aids e que o Ceará tem investido na ampliação dos serviços e na prevenção, destacando os avanços no uso da telemedicina no Estado. “O TelePEP e o TelePrEP já realizaram quase 4 mil atendimentos só este ano. Isso é muito importante porque amplia o acesso, evita deslocamentos e fortalece a prevenção”, disse. Para ela, o acolhimento, a adesão ao tratamento e o cuidado integral são pilares que sustentam o combate ao estigma e a garantia de dignidade às pessoas que vivem com HIV/aids.
A prevenção segue sendo essencial para reduzir novas infecções
Já o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), contextualizou os indicadores mais recentes. Os boletins epidemiológicos da aids apresentam uma queda na mortalidade pela doença, mas ainda é preciso fortalecer a prevenção e a educação sobre o assunto. “É fundamental recolocar a prevenção no centro do debate. Falar sobre relações sexuais protegidas, uso de preservativos e cuidado integral. A prevenção segue sendo essencial para reduzir novas infecções”, afirmou.
Quando aproximamos o serviço, reduzimos deslocamentos, diminuímos custos para os municípios e garantimos aquilo que o SUS determina: assistência próxima do usuário
Em seguida, o gestor da Superintendência da Região de Fortaleza (SRFOR), Lino Alexandre, lembrou que a descentralização da infectologia é pauta importante dentro da Secretaria da Saúde. “Pensamos em acessibilidade, em cuidado humanizado e regionalizado. Quando aproximamos o serviço, reduzimos deslocamentos, diminuímos custos para os municípios e garantimos aquilo que o SUS determina: assistência próxima do usuário”, completou.
Nosso objetivo é garantir cuidado integral e humanizado
O SAE funcionará inicialmente em dois turnos semanais, com atendimento via regulação municipal, foi o que explicou, a diretora da Policlínica, Nerilene Nery. “Vamos acolher e acompanhar os pacientes com equipe multiprofissional: assistentes sociais, psicólogos e médico infectologista. Nosso objetivo é garantir cuidado integral e humanizado para quem antes precisava se deslocar longas distâncias para ter esse serviço”, disse.
A inauguração deste SAE é um avanço significativo para quem vive com HIV/aids
Representando a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids no Ceará (RNP), Vando Oliveira complementou a fala sobre descentralização do cuidado e o impacto direto da nova unidade para os usuários da região. “A inauguração deste SAE é um avanço significativo para quem vive com HIV/aids e fortalece a política estadual de assistência, descentralizando o atendimento”, comentou.
Dezembro Vermelho
A entrega do SAE ocorre no Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização sobre HIV/aids, e integra a estratégia estadual de regionalização do cuidado, reduzindo deslocamentos, qualificando fluxos assistenciais e aproximando o atendimento especializado da população.