Semana do Doador registra mais de 3.500 doações de sangue no Ceará

5 de dezembro de 2025 - 12:03 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Ismael Azevedo
Fotos: Emmanuel Denizard e Ismael Azevedo

Doadores novos e veteranos contribuíram com os estoque de sangue durante a campanha; o publicitário Netto Moura escolheu o Dia Nacional do Doador de Sangue para começar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), registrou 3.557 doações de sangue na Semana do Doador 2025, realizada entre os dias 24 e 30 de novembro. Ao todo, o mês fechou com 10.794 doações, 1.188 a mais que em outubro. A programação especial ocorreu em todas as unidades do hemocentro no Ceará e teve como objetivo agradecer aos voluntários e incentivar novas adesões.

Realizado anualmente, o evento reforça a importância da doação contínua para garantir o atendimento de pacientes em hospitais públicos e privados. Nesta edição, o Hemoce contou com ações especiais, apresentações artísticas, serviços de saúde e bem-estar, além do apoio de diversos parceiros que contribuíram para ampliar o engajamento do público.

Programação especial é um diferencial

Na sede do Hemoce, em Fortaleza, a abertura contou com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará e pocket show de Zé Cantor. Ao longo da semana, doadores participaram de serviços gratuitos de beleza e bem-estar, além de atrações culturais, como shows musicais de Vitória Fernandez e Anthony Carvalho, show de mágica e apresentações de humor com artistas cearenses.

Zé Cantor agitou o Atendimento ao Doador em Fortaleza

As unidades regionais do interior também promoveram atividades especiais, incluindo homenagens, caravanas da solidariedade, blitze educativas e apresentações artísticas, fortalecendo a mobilização em todo o estado.

Homenagens a doadores e parceiros

Cerimônia ocorreu em novembro com autoridades

A cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, ocorreu na sede do Hemoce, em Fortaleza, e contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; do secretário de Estado do Esporte, Rogério Nogueira Pinheiro; do representante da Secretaria da Saúde do Estado, Jader Sabino; e da diretoria do Hemoce.

A solenidade também foi marcada pela entrega de medalhas e troféus a voluntários e instituições que se destacaram no apoio à doação de sangue em 2025. Entre os homenageados, estavam doadores com altas frequências de doações, doadores jovens, doadores de grupos raros e aqueles que realizam procedimentos especiais, como plaquetaférese e eritrocitaférese.

Foram homenageados ainda municípios parceiros do projeto Hemoce na Minha Cidade, como Pacatuba e Chorozinho, que ampliaram significativamente seu engajamento nas coletas externas realizadas ao longo do ano.

Instituições públicas, privadas, igrejas e organizações sociais também receberam reconhecimento por meio do projeto Organização Cidadã, pelo apoio contínuo à mobilização de voluntários. A Secretaria do Esporte do Estado foi agraciada com o Troféu Publicidadania, entregue em homenagem às ações de incentivo promovidas durante a campanha Junho Vermelho, iluminando a Arena Castelão de vermelho. “Estamos sempre apoiando as campanhas do Governo do Ceará. Entendemos que a campanha do Hemoce para doação de sangue deve ser propagada. Apoiamos a campanha nas divulgações das ações na Arena Castelão”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Além dos doadores e parceiros individuais, a solenidade também destacou instituições que desempenham papel essencial na promoção da doação de sangue em todo o estado. Entre elas, o Centro Universitário Estácio do Ceará, reconhecido pelo compromisso contínuo em mobilizar estudantes, professores e colaboradores em campanhas de voluntariado e ações de incentivo à doação.

Durante a homenagem, o reitor Vinícius Pereira agradeceu o reconhecimento e reforçou o impacto das iniciativas realizadas em parceria com o Hemoce, ao longo de 2025. “Sentimos muito orgulho de poder contribuir com esse projeto de doação de sangue com o Hemoce. Este ano foram mais de 600 doações de sangue e mais de 160 cadastros de medula óssea. Nos sentimos muito honrados em poder contribuir e salvar vidas. Então fica aqui o nosso compromisso para 2026: aumentarmos essa quantidade de doações de sangue e, se Deus quiser, salvar mais vidas ainda”, afirmou.

O encerramento das homenagens contou com a entrega do Troféu Hemocinho, concedido à Secretaria da Proteção Social pelo fortalecimento das ações voltadas ao projeto Doador do Futuro e pela parceria na realização do concurso de frases e desenhos.

A diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, destacou a relevância do engajamento da população, dos parceiros e colaboradores para o resultado alcançado.

“A Semana do Doador é um momento muito especial para todos nós. É quando celebramos aqueles que, com um gesto simples e generoso, ajudam a salvar vidas todos os dias. Este ano, tivemos um aumento significativo no número de doações, resultado da força dessa corrente do bem formada por nossos doadores, parceiros e equipes. Meu agradecimento é profundo e sincero a todos que fizeram parte dessa semana: voluntários, parceiros e colaboradores. Juntos, seguimos unindo histórias de vida e levando esperança para milhares de famílias”, afirmou.

Depoimentos de doadores e parceiros

Entre os destaques da Semana do Doador, histórias de solidariedade se multiplicaram pelos corredores do Hemoce. Uma delas é a de Netto Moura, publicitário, que escolheu o Dia Nacional do Doador de Sangue para realizar seu primeiro gesto de solidariedade. “Quando a gente sabe que precisa das pessoas, a gente também sabe que pode ajudar. Meu tipo sanguíneo é O+, um doador universal, então por que não ajudar outras pessoas? Às vezes, as pessoas precisam de um abraço, de uma alimentação… aqui, precisam de sangue para sobreviver. Esse é o meu intuito: ajudar outra pessoa”, diz.

Após levantar da cadeira, Netto descreveu o sentimento que marcou a experiência. “A sensação é de satisfação. Acho que uma das coisas que a gente veio fazer nessa terra é ser útil à sociedade, ser útil às pessoas”, finaliza.

Outra história que marcou a semana é a de Raí Santos (foto), moradora de Fortaleza, que doa sangue há quatro anos. Incentivada pela mãe, ela transformou o gesto de solidariedade em um hábito familiar. “Comecei por influência da minha mãe. Ela sempre vinha doar, e eu acabei vindo junto. Agora virou hábito. O que me motiva é a responsabilidade social: saber que posso ajudar, e por fim, ajudar”.

Ao longo desse período, Raí guarda uma tradição especial. “Eu e minha mãe nos acostumamos a vir doar no dia do meu aniversário, que coincide com o Dia Nacional do Doador de Sangue. Então, todo dia 25 de novembro nós estamos aqui. E agora estamos trazendo os amigos também.”

Para ela, o gesto transforma o próprio aniversário em um momento de celebração e significado. “A gente também ganha, porque fica feliz. Hoje, principalmente, que tem toda uma comemoração, acaba virando uma festa”, afirma.

Doações precisam continuar

Apesar do crescimento expressivo durante a semana comemorativa, o Hemoce reforça que a doação de sangue deve ocorrer de forma regular. A demanda por transfusões é contínua e os estoques precisam ser mantidos em níveis seguros para garantir o atendimento de pacientes em todo o Ceará.

A diretora-técnica do Hemoce, Denise Brunetta, reforça que o crescimento é positivo, mas a procura não pode parar. “Esse aumento nos deixa muito felizes e mostra o compromisso do povo cearense. Mas as doações precisam continuar sempre. Os hospitais atendem pacientes todos os dias, e manter os estoques equilibrados é fundamental para salvar vidas”, completa a médica hematologista e hemoterapeuta.