Saúde do Ceará recebe Selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da hepatite B
4 de dezembro de 2025 - 16:29 #boas práticas #Certificação #dezembro vermelho #hepatite B #transmissão vertical
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Ferreira
Foto: Arquivo

Ceará foi um dos sete estados brasileiros que obteve a certificação neste ano
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, na última quarta-feira (3), o Selo Prata de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da hepatite B. A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde para estados e municípios que alcançaram, em diferentes níveis, as metas de eliminação de infecções e doenças como problemas de saúde pública. A entrega das certificações integra a programação do “Dezembro Vermelho”, mês de conscientização sobre HIV e aids.
Neste ano, sete estados e 59 municípios brasileiros receberam o reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou hepatite B em seus territórios. A transmissão vertical é a passagem de uma infecção ou doença de mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
“Esse resultado reafirma o empenho coletivo do Estado na promoção da saúde materno-infantil e no enfrentamento das infecções transmissíveis”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Maria Cabral. “Essas conquistas refletem o trabalho integrado entre Vigilância, Atenção Primária, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Imunização e Redes de Atenção à Saúde, fortalecendo a Saúde Pública do Ceará”, completa.
Municípios cearenses também se destacam
No Ceará, três municípios receberam certificações nas categorias. Sobral obteve o Selo Bronze de Boas Práticas rumo à eliminação da transmissão vertical da sífilis, o Selo Prata referente à hepatite B e a certificação Ouro de eliminação da transmissão vertical do HIV.
O município de Itapipoca também se destacou ao conquistar o Selo Prata de Boas Práticas para sífilis, hepatite B e HIV. Já o município de Iguatu obteve a certificação de eliminação da transmissão vertical da sífilis e da hepatite B.
Critérios
Para receber a certificação, os municípios precisaram comprovar indicadores de impacto e de processo, manter bases de dados qualificadas e passar por validações da Comissão Estadual de Validação (CEV) e visitas da Equipe Nacional de Validação (ENV).