Sesa recebe comitiva médica chinesa para avançar cooperação internacional em saúde

25 de novembro de 2025 - 17:04 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Jessika Sampaio
Fotos: Jessika Sampaio, Jessica Fortes (Ascom HM) e Levi Aguiar (Ascom Hias)

A cooperação entre a Saúde do Ceará e a Província de Fujian foi oficializada em abril de 2024

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu, na última segunda-feira (24), uma delegação de médicos da província de Fujian, na China, para uma agenda de intercâmbio técnico-científico. A visita integra o acordo de cooperação firmado em 2024 entre o Governo do Ceará, o Governo de Fujian e instituições de ensino e saúde dos dois países. O encontro contou com a presença de gestores da Sesa, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e do Ministério da Saúde (MS). A programação se estendeu até esta terça (25), com programação em hospitais da Rede cearense.

O secretário executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão, ressaltou que a visita representa um avanço estratégico para o sistema de saúde do Ceará. “Essa agenda consolida a parceria no âmbito da cooperação entre Estados-Irmãos Fujian–Ceará e amplia o intercâmbio técnico, acadêmico e tecnológico entre as instituições”, comentou.

As instituições formalizaram a renovação do acordo por mais três anos, garantindo novas etapas de intercâmbio técnico-científico e o fortalecimento das iniciativas já em andamento.

O objetivo da reunião foi avançar no intercâmbio de experiências e tecnologias voltadas ao aprimoramento de tratamentos, gestão hospitalar e capacitação profissional em cardiologia. Ao longo do encontro, foram apresentados dados e características do sistema de saúde do Ceará e da Província de Fujian, além de uma exposição sobre cada uma das instituições chinesas que compõem a comitiva. A agenda também contemplou a discussão de frentes de colaboração em áreas de alta complexidade e o alinhamento das oportunidades de formação e pesquisa a serem desenvolvidas nos próximos anos.

A pauta incluiu, ainda, a apresentação dos principais procedimentos realizados na província chinesa e das possibilidades de cooperação entre os serviços de saúde. A delegação também apresentou a experiência do intercâmbio de profissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) na China, parte do compromisso firmado para o incentivo na formação de especialistas cearenses no diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Leia também: Governo do Ceará firma parceria com hospital chinês de referência para avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares

Representando o Governo do Estado, a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, agradeceu a presença da comitiva e destacou que a cooperação tem ampliado oportunidades para além da medicina. “Essa parceria tem gerado frutos importantes para o Ceará, não apenas na área da saúde, mas também em outras agendas de desenvolvimento”, afirmou.

Visitas aos hospitais

A programação da delegação seguiu incluiu visitas técnicas ao Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e ao Hospital Infantil Albert Sabin (Hias).

Comitiva no Hospital da Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)

No HM, a comitiva acompanhou os resultados do acordo de cooperação firmado em 2024 entre a unidade e o Xiamen Cardiovascular Hospital, que possibilitou, por meio do programa de bolsista visitante Heart Sapling, a conclusão de etapas da formação de dois profissionais do HM em Xiamen: o cirurgião cardíaco Antônio Felipe Leite Simão e o cardiologista Gabriel de Castro Castelo.

Felipe Simão, que atualmente atua no Serviço de Hemodinâmica do Hospital, relatou que a experiência foi decisiva para sua qualificação profissional. “O Centro Cardíaco é realmente de ponta, com tecnologia moderna e uma equipe numerosa. Foi uma grande oportunidade de trabalhar, realizar pesquisas, participar de procedimentos e ampliar conhecimento”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes das instituições revisaram os avanços obtidos até o momento e discutiram novas frentes de colaboração. “Temos muitas oportunidades com este acordo, que vão desde a capacitação de profissionais até o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas médica e tecnológica”, ressaltou o diretor-geral do HM, Adriano Veras.

Comitiva no Hospital da Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a delegação foi recebida para uma agenda voltada à troca de experiências em saúde pediátrica. As equipes da unidade apresentaram os serviços ofertados e dialogaram com os visitantes sobre práticas assistenciais, linhas de cuidado e protocolos adotados em áreas como cardiologia pediátrica, nefrologia, oncologia e terapia intensiva.

Após a visita guiada, foi realizada uma sessão de trabalho dedicada à identificação de potenciais áreas de cooperação, oportunidades de capacitação e desenvolvimento de projetos conjuntos, ampliando as possibilidades de intercâmbio técnico entre as instituições.

Sobre a parceria

A cooperação entre a Saúde do Ceará e a Província de Fujian foi oficializada em abril de 2024, durante a primeira missão de especialistas chineses ao Estado. Um dos pilares do acordo é a integração entre o Xiamen Cardiovascular Hospital, vinculado à Universidade de Xiamen, e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), referência norte-nordeste em cardiologia e transplante cardíaco.