Sesa realiza oficina de planificação do projeto De Braços Abertos com foco no fortalecimento da Atenção Primária
12 de novembro de 2025 - 17:16 #De Braços Abertos #Planificação
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Jessika Sampaio
Oficina de Planificação do projeto De Braços Abertos
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a organização da sociedade civil Umane, realiza, nos dias 12 e 13 de novembro, em Fortaleza, a Oficina de Planificação do projeto De Braços Abertos. A iniciativa reuniu gestores, técnicos e servidores das superintendências regionais e do Nível Central da Sesa, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração entre os níveis de atenção à saúde no Estado.
O encontro, dividido em blocos de trabalho, tem como atividades programadas o debate de estudos de caso sobre as linhas de cuidado materno-infantil e de pessoas com diabetes, debates sobre a organização das redes de atenção no território e a construção de planos de ação.
Planejar e organizar processos de trabalho das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo a integração com o atendimento especializado é o objetivo principal da Planificação da Atenção à Saúde, metodologia desenvolvida pelo Conass. O processo, como ressaltaram os organizadores no evento, é um instrumento de aprimoramento da gestão e não um fim em si, contribuindo para a consolidação de uma rede de atenção resolutiva e humanizada.
“Esse é um projeto prioritário para nós” – Tânia Mara, secretária da saúde
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou que o De Braços Abertos é uma das prioridades da gestão estadual e reforçou a importância do envolvimento dos servidores na execução das ações. “Esse é um projeto prioritário para nós. Entendemos que precisamos apoiar os municípios no fortalecimento da Atenção Primária, mas para isso é essencial que todos os colaboradores da Sesa compreendam a importância desse processo e estejam alinhados às metas da gestão”, afirmou.
A gestora estadual, que também é presidente do Conass, agradeceu e reconheceu o apoio do Conselho e da Umane na implementação da iniciativa. “Essa parceria foi construída antes mesmo de eu assumir a presidência e continua essencial para transformar a saúde pública com conhecimento, cooperação e aprendizado. Só quem ganha com isso é a população”, completou.
A oficina marca uma nova etapa do processo de integração entre as equipes
A secretária executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Sesa, Maria Vaudelice Mota, destacou que a oficina marca uma nova etapa do processo de integração entre as equipes. Segundo ela, o encontro foi pensado para aproximar os profissionais do Nível Central das práticas já desenvolvidas nas regiões, promovendo alinhamento e fortalecimento institucional. “Esta oficina amplia o processo de planificação para o Nível Central, alinhando os fluxos e reforçando o compromisso de todos com o mesmo propósito”, afirmou.
A partir dos resultados e alinhamentos definidos durante a oficina, a Sesa e seus parceiros seguirão avançando na expansão do De Braços Abertos para outras regiões de saúde, consolidando a planificação como uma ferramenta estratégica para o planejamento e a melhoria da gestão do SUS no Ceará.
O que é o Projeto De Braços Abertos
O Projeto De Braços Abertos é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em parceria com o Conass, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Umane, Cosems-CE e Conasems. Seu objetivo é fortalecer a organização das redes de atenção à saúde, com ênfase na Atenção Primária, na planificação das ações e na integração entre os diferentes níveis de atenção. Estruturado nos eixos de Educação Permanente, Planificação e Rede de Articuladores, o projeto busca aprimorar o planejamento, o monitoramento e a gestão do cuidado, aproximando a gestão estadual da realidade dos municípios e das necessidades dos usuários do SUS.
A Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvida por meio do eixo 2 do projeto De Braços Abertos, da Sesa, é uma metodologia desenvolvida pelo Conass e tem parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); da Umane (associação civil sem fins lucrativos); do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE); e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).