Em três dias de evento, “superestande” da ESP/CE recebe dezenas de participantes na Feira do Conhecimento
10 de novembro de 2025 - 15:16 #Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) #Feira do Conhecimento
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos e vídeo: Raiane Ferreira
Simulações realísticas, jogos interativos, painéis de dados da Saúde e outras atividades despertaram curiosidade e aprendizado
Com um “superestande”, trazendo experiências imersivas e tecnologias educacionais, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), marcou presença na 9ª edição da Feira do Conhecimento.
A iniciativa ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, de 6 a 8 de novembro, e contou com a participação de diversas personalidades, além da apresentação de ações voltadas à ciência, à inovação e ao empreendedorismo.
Durante os três dias de programação, a autarquia compartilhou mais de 80 horas de atividades. Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila, foram apresentados ao público atividades educacionais, pesquisas aplicadas e projetos que conectam ensino e saúde.
“Trouxemos, para os visitantes, as nossas ações de apoio à pesquisa, como a revista científica Cadernos ESP; as iniciativas educacionais que utilizam a simulação realística como ferramenta; e o Centro de Inteligência em Saúde (CSS), com painéis que trazem um retrato muito bacana do cenário da Saúde no Ceará”, explica.
Para o gestor, mostrar o trabalho realizado pela ESP/CE a um público tão jovem é uma forma de incentivá-los a conhecer mais sobre a área e servir como ponte para futuras carreiras profissionais. Acompanhe mais detalhes na fala do gestor:
Com apenas 17 anos, Yandra Ishimaru já demonstra interesse em ingressar na área da saúde. O espaço da ESP/CE foi um dos primeiros visitados pela estudante, que cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt, no bairro Farias Brito, em Fortaleza.
“Na escola, faço um curso técnico em Estética, mas pretendo tentar Medicina e me tornar cirurgiã-geral. Gostei muito de conhecer as técnicas de primeiros socorros apresentadas aqui. É uma forma de testarmos, na prática, como tudo funciona e até de poder salvar uma vida, em caso de emergência”, ressaltou a adolescente.
Yandra Ishimaru conhecendo as técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com o uso de um manequim de treinamento
Quem passou pelo local também pôde participar de uma mini mentoria voltada a preparar futuros pesquisadores e empreendedores para concorrer em editais nas áreas da Saúde e da Inovação. Foi o caso de Matheus Campos, 27, estudante de doutorado em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ouça:
Sobre a Feira
Além da participação da ESP/CE, o público teve acesso a uma ampla programação, com palestras de nomes nacionais, exposições, campeonatos tecnológicos e mostras interativas que transformam o CEC em um grande laboratório de ideias e descobertas. Ao todo, mais de 200 expositores participaram desta edição.
Promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a FdC 2025 teve como tema: “Planeta Água — a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.