Sesa lança livro que celebra o conhecimento e a valorização dos trabalhadores do SUS Ceará

17 de outubro de 2025 - 17:13 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Jessika Sampaio
Foto: Evelyn Ferreira

Educação, Trabalho e Pesquisa no SUS: ensaios sobre gestão, políticas e projetos no Estado do Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta sexta-feira (17), o lançamento do livro “Educação, Trabalho e Pesquisa no SUS: ensaios sobre gestão, políticas e projetos no Estado do Ceará”, organizado por José Policarpo de Araújo Barbosa. O conteúdo reúne artigos e relatos de experiências de diferentes áreas da Sesa. O evento aconteceu no auditório Waldir Arcoverde, na sede da Sesa, em Fortaleza. A publicação, promovida pela Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps), marca um momento-chave para a instituição ao celebrar o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas de saúde, gestão do trabalho e educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Este livro mostra o compromisso dos trabalhadores com o SUS

Para a secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, Maria Vaudelice Mota, o lançamento representa um marco simbólico dessa trajetória. Ela ressalta que o livro revela uma dimensão muitas vezes invisível do serviço público: o pensamento crítico e a produção de conhecimento que nascem do cotidiano das práticas em saúde.“Quando pensamos em serviço público, lembramos das rotinas e atendimentos, mas há também o trabalho de pensar, escrever e registrar experiências que servirão às próximas gerações de servidores. Este livro mostra o compromisso dos trabalhadores com o SUS, com o aprendizado contínuo e com o fortalecimento das políticas de saúde no Ceará”, afirma.

Percebemos o potencial humano existente na Sesa

O organizador da obra e assistente técnico da Coeps, José Policarpo de Araújo Barbosa, explica que o projeto surgiu do desejo de reconhecer o protagonismo dos profissionais da Secretaria. “Percebemos o potencial humano existente na Sesa, temos pessoas com mestrado, doutorado, experiência prática e muito conhecimento acumulado. A ideia foi incentivar que esses servidores transformassem suas vivências e projetos em textos, compartilhando resultados, aprendizados e inovações desenvolvidas em suas áreas de atuação. É uma homenagem aos trabalhadores do SUS e uma forma de dar visibilidade a ações que fortalecem o sistema de saúde”, destaca.

A publicação está disponível em formato digital e pode ser acessada pelo link.

O lançamento integra a jornada “Andanças pela Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Ceará”, movimento que percorre diferentes regiões do Estado promovendo mobilizações e debates sobre a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde e do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. As oficinas das Andanças têm reunido gestores, trabalhadores, docentes, residentes, estudantes e representantes de movimentos sociais na construção de propostas que valorizam o conhecimento e a prática de quem faz o SUS no dia a dia.