Hospital Regional Vale do Jaguaribe informa sobre cuidados com saúde do coração
18 de setembro de 2025 - 16:42 #coração #HRVJ #saúde cardiovascular #setembro vermelho
Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza
Maria Zulene Maia passa por consulta ambulatorial no HRVJ
Um pouco aversa a consultas médicas, Maria Zulene Maia precisou da autorização cardiológica para realizar uma cirurgia de vesícula no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte. Durante consulta ambulatorial na unidade, foram identificadas algumas inconsistências.
Zulene passará por um cateterismo e outros exames complementares, para só assim saber da real possibilidade de realizar o procedimento cirúrgico. Ela se queixa de aperto forte no peito, suor frio e mal-estar. “Fui deixando de lado e vi que agora é necessário. Talvez não precisasse, caso eu tivesse me cuidado melhor. A alimentação é daquele jeito: [como de] tudo. A gente não cuida da alimentação. Agora tem que cuidar para ver as netinhas crescerem”, ressalta.
A hemodinâmica do HRVJ é referência na região e a única do interior do estado integrada a um hospital público
No mês de setembro, ocorre a campanha anual de conscientização sobre a saúde cardiovascular, que alerta sobre a importância da prevenção e do combate às doenças do coração e dos vasos sanguíneos. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, e a campanha Setembro Vermelho busca informar sobre fatores de risco e promover hábitos de vida saudáveis.
O médico Gustavo Araripe explica que as principais doenças cardiovasculares são infarto agudo do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). As principais causas são hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, colesterol alterado, tabagismo, doença renal crônica, sobrepeso, sedentarismo e fatores genéticos. “A prevenção dessas complicações são prevenir os fatores de risco, bem como manter uma alimentação adequada e a prática regular de atividade física”, destaca.
A hemodinâmica do HRVJ é referência na região e a única do interior do estado integrada a um hospital público. Ela atua na realização de cateterismo eletivo nos pacientes com suspeita de angina, bem como realiza acompanhamento ambulatorial pós-angioplastia ou cirurgia cardíaca. “O acompanhamento ambulatorial pós-angioplastia é importante para ver se o paciente está utilizando a medicação corretamente, e também para avaliação do processo de cicatrização nos primeiros meses de pós-operatório”, explica Gustavo.