SVO amplia horário de atendimento do serviço de remoção de corpos em domicílios
3 de setembro de 2025 - 16:53 #remoção de corpos #SVO
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Ferreira
Fotos: Thamires Oliveira

Veículos com câmaras frias atuam no serviço de remoção
O Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ampliou o atendimento de remoção de corpos em domicílios na capital cearense. Agora, a população poderá acionar o serviço 24 horas, todos os dias da semana. A ampliação do horário teve início nesta segunda-feira (1º) e contempla residências localizadas em Fortaleza, garantindo mais agilidade no atendimento e acolhimento às famílias.
De acordo com Anacelia Gomes de Matos, diretora do equipamento, o serviço promove atendimento rápido, respeitoso e digno aos cidadãos. “É importante porque a gente vai remover os corpos que precisam de necropsia para elucidar a causa do óbito, justamente daquelas famílias mais vulneráveis, sem condições econômicas e que precisam mais do nosso serviço”, pontua a gestora.
Antes, o atendimento alcançava um período mais restrito, das 7h às 19h. Caso as famílias tivessem necessidade após esse horário, a remoção precisaria ser feita por uma funerária. O serviço também segue em funcionamento integral em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em unidades de saúde na capital cearense.
Um ano de atividade
Inaugurado em agosto de 2024, o serviço de remoção de corpos do SVO já realizou 1.058 remoções desde o início das atividades. O local conta com quatro veículos com câmaras frias que atuam no serviço de recolhimento. Os carros podem fazer a remoção dos corpos de pessoas que faleceram de causas naturais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos hospitais e nos domicílios, caso a família solicite.
Emanuely de Castro Rodrigues precisou do atendimento do serviço do SVO em julho, quando o ex-companheiro faleceu em casa. “Me ajudou muito. Eu tenho que parabenizar o serviço que foi prestado para mim e para minha família. Eu me senti muito acolhida”, conta.

Para ter acesso ao serviço de remoção de corpos, a população pode acionar o SVO por meio da regulação do órgão, pelos telefones: (85) 98105-1133, (85) 98228-9756, (85) 3125-8847