Oito anos de saudade: emoção marca reencontro entre família e paciente do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
21 de agosto de 2025 - 11:23 #Helv #humanização #ReencontroFamiliar
Assessoria de Comunicação do Helv
Texto: Radene Fortaleza
Fotos: Taíssa Loureto

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi cenário de um momento especial na última terça-feira (19). O paciente Antônio Carlos de Albuquerque Melo, 85, aposentado, pôde rever, após oito anos, a filha Mayara de Albuquerque, técnica de enfermagem que vive em São Paulo.
Mayara havia se programado para passar alguns dias com o pai em Fortaleza, mas, ao chegar à cidade, recebeu a notícia de que ele estava internado no Helv, em tratamento de saúde. Acompanhada do marido e dos filhos, ela realizou a visita, que proporcionou um reencontro significativo para ambos.
“Ter minha filha e meus netos ao meu lado nesse momento difícil é uma emoção muito grande. A rotina não permitiu que estivéssemos juntos antes, mas essa visita me deixou muito feliz e renovado”, disse Antônio Carlos, que está internado desde 12 de agosto, recuperando-se de um quadro cardiológico e renal.
Para Mayara, estar próxima do pai foi um reencontro cheio de significado. “Estar perto dele nesse momento é muito importante para mim e para minha família. Foram anos de distância e agora tenho a oportunidade de estar ao lado do meu pai, apoiando e transmitindo amor”, afirmou.
O psicólogo do Helv, Thiago Soares de Souza, destacou o impacto positivo das visitas familiares no processo de cuidado hospitalar. “Muito mais do que um protocolo e um fluxo da rotina hospitalar, as visitas familiares cumprem um papel essencial na garantia da saúde integral dos pacientes e na humanização do cuidado, contribuindo para a manutenção dos vínculos sociais e para a produção de bem-estar emocional para todos os envolvidos na internação”, explicou.
Segundo o especialista, do ponto de vista da Psicologia, o serviço de visitação pode ser decisivo para a recuperação e promoção da saúde, pois contribui diretamente para a integralidade do cuidado. “As visitas têm cumprido um papel de revitalizar e transformar a instituição hospitalar em um espaço de encontros, de construção de afetos e de fortalecimento de laços sociais, elementos tão importantes para a nossa saúde, tanto física quanto mental”, Concluiu.