ESP/CE lança segunda turma de Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde
7 de julho de 2025 - 16:19 #ESP/CE #especialização #Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde #Gestão
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos, áudio e vídeos: Raiane Ferreira
Primeiro ciclo de encontros presenciais do curso teve programação intensa, com aulas, palestras e dinâmicas de integração
A Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), ganhou uma nova turma. Com cerca de 60 alunos matriculados, entre secretários municipais, coordenadores e gerentes, a iniciativa educacional dá continuidade ao calendário de ações da autarquia no campo da Pós-Graduação.
O primeiro ciclo de encontros do curso aconteceu de 2 a 4 de julho, na sede do equipamento, em Fortaleza, tendo uma programação diversificada.
No primeiro dia, o grupo de discentes foi acolhido pela coordenação pedagógica e pôde assistir à primeira aula da “Unidade 1” da formação, que abordou a organização e a governança do Sistema Único de Saúde (SUS). O professor Antônio Rodrigues Júnior conduziu as explanações.
“Ao longo da trilha formativa os alunos vão perpassar por diversas temáticas relacionadas à gestão do sistema de saúde, além de desenvolver conhecimentos e atitudes em torno da Rede de Atenção, das prioridades regionais, do funcionamento dos serviços nas esferas municipal e estadual do SUS, entre outras. De forma longitudinal, eles também vão trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais, aprendendo como exercer esse papel de liderança nos respectivos campos de atuação”, explicou a gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena.
Dando continuidade ao cronograma, o Seminário “Integrar, trabalhar e cuidar: a gestão tripartite que transforma o SUS do Ceará” mobilizou três referências técnicas para um momento de troca com a turma, na quinta-feira (3). Os palestrantes foram: o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales; a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho; e a secretária de Saúde de Fortaleza, Riane Azevedo.
Seminário conduzido por gestores da Saúde reuniu alunos e representantes da comunidade acadêmica interessados na temática
“Participar deste seminário é muito importante porque a gente observa todos os poderes e o papel de cada um. Essa junção que estamos vendo aqui praticamente é única no Brasil. Esperamos que iniciativas como essa sejam replicadas”, disse Azevedo ao iniciar o diálogo com o público inscrito.
A gestora, que assumiu a pasta há cerca de dois meses, apresentou dados municipais e falou dos benefícios do SUS como política pública estruturante e universal e da importância da articulação entre os entes federativos.
Tânia Mara Coelho, por sua vez, apresentou o cenário da Saúde do Ceará, destacando as principais entregas da pasta e as pactuações feitas com os municípios que resultam na regionalização dos serviços. Ela ressaltou, ainda, a missão e a alegria em ter a oportunidade de mudar a vida das pessoas.
“É uma responsabilidade enorme, mas, também, é fascinante que as nossas ações e decisões possam melhorar ou mudar a vida de alguém”, enfatizou.
“O SUS é uma ousadia muito grande”, foram algumas das palavras emocionadas de Mozart para justificar a grandiosidade do sistema. Para ele, poder dialogar com um público que está à frente de unidades e secretarias é uma forma de repassar um pouco das experiências vividas e discutir o que se espera de um bom gestor. Assista:
Após as três apresentações, houve um momento de “perguntas e respostas”, mediado pelo presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Rilson Andrade. A entidade, inclusive, é parceira da ESP/CE na execução da especialização.
Relato de quem faz
A secretária de saúde do município de Trairi, Ana Cândido Pinto, 43, é uma das novas alunas do curso. Ela disse estar com grandes expectativas para aprimorar os conhecimentos e aplicá-los durante a gestão. “É sempre bom a gente fazer uma formação, aprimorar e, também, aprender novas coisas, e a ESP/CE tem esse leque de cursos espetaculares que nos ajudam a sermos gestores melhores e competentes com um único objetivo: fazer a diferença no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Confira o depoimento:
Mensalmente, cerca de 150 pacientes utilizam os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Beberibe, que realiza cirurgias de terceiro molar, implantes, canais e procedimentos para pessoas com deficiência. Lucas Paiva, 28, é diretor do equipamento, além de exercer a função de coordenador de Saúde Bucal do município.
Segundo o profissional, participar da formação representa uma nova fase na carreira dele. Ouça:
Os próximos encontros do curso acontecem entre os dias 30 e 31 de julho e 1° de agosto, também na sede da ESP/CE. A expectativa é de que as cinco unidades didáticas que estruturam a formação sejam concluídas em junho de 2026.