Sesa e ESP/CE avançam na descentralização da Educação em Saúde Mental

1 de julho de 2025 - 14:13 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos: Bruno Mesquita (Prefeitura de Santa Quitéria), Arquivo pessoal
Vídeo: Raiane Ferreira

Em Santa Quitéria, os profissionais atualizaram conhecimentos sobre abordagens terapêuticas e os níveis do sistema público de saúde (Foto: Bruno Mesquita/ Prefeitura de Santa Quitéria)

Da Região Metropolitana de Fortaleza ao Sertão Central, passando pelo Litoral Leste e o Vale Jaguaribe, além das Regiões Norte e Sul do estado, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), segue ampliando o acesso a capacitações em Saúde Mental, com foco no cuidado pleno e na preservação da vida.

Em junho, a instituição deu início às atividades de mais um eixo do Projeto Percursos Formativos no Campo da Saúde Mental (Perforsm), alcançando cinco municípios com o Curso de Manejo da Autolesão, Prevenção e Posvenção ao Suicídio.

A primeira cidade contemplada foi Santa Quitéria, a 222 quilômetros da Capital. Cerca de 50 profissionais de nível superior, entre psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e terapeutas ocupacionais, participaram da iniciativa.

Um dos alunos da turma foi Magno Lima (foto, ao centro). O psicólogo relata que, na rotina de trabalho, tem de lidar constantemente com situações relacionadas à autolesão. Para ele, ingressar na capacitação oportunizou um estudo mais aprofundado do tema e o compartilhamento de experiências com outros trabalhadores em sala.

“Para nós, foi muito rico conhecer a realidade dos outros municípios circunvizinhos. Eu mesmo desconhecia as realidades desses colegas que atuam nas demais localidades e ter contato com essas outras perspectivas ampliou a minha visão enquanto profissional”, ressaltou Lima. Ouça o depoimento:

Durante as aulas, os participantes puderam desenvolver ou aperfeiçoar habilidades sobre a natureza dos comportamentos autolesivos e suicidas, as técnicas de elaboração do mapeamento da rede local de assistência e a identificação das principais abordagens terapêuticas usadas em diferentes contextos e níveis do sistema público de saúde.

Até o momento – além de Santa Quitéria -, Fortaleza, Sobral e Aracati abriram turmas.

“Movimenta Saúde Mental”

Já em Baturité (foto), a cerca de 108 quilômetros de Fortaleza, 60 profissionais concluíram, no último dia 26, as atividades de mais uma Oficina “Movimenta Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS)” – outra frente de atuação do Perforsm. Iniciada na primeira quinzena do mês, a capacitação reuniu psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, entre outras categorias atuantes nas redes de Atenção Psicossocial (Raps) e Intersetorial.

O cronograma das oficinas segue ao longo das próximas semanas nas Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) de Baturité e Maracanaú.

Leia Mais: ESP/CE inicia ciclo de capacitações em Saúde Mental; projeto estima alcançar cerca de 20 municípios até o fim do ano

Complementando o cronograma do projeto, o Curso “Crises em Saúde Mental: urgências e emergências” também irá abrir novas turmas. Nesta quinta-feira (3), 63 alunos começam o ciclo de aprendizagem em Fortaleza.

A expectativa é contemplar as outras quatro Regiões de Saúde (RSs) do estado até o fim do ano.

Foco no trabalhador

Por trás das articulações para a execução de todas as atividades, há as equipes da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE e a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e Drogas (Copom) da Sesa.

Gestora da Copom, Rane Félix explica que o pacote de capacitações executadas em 2025 foi elaborado com foco no fortalecimento da Saúde Mental, sobretudo, na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Assista ao depoimento: