Sesa promove oficina do Ciclo de Qualificação da Rede de Ouvidorias
25 de junho de 2025 - 13:55 #capacitação #LGBTQIAPN+ #ouvidoria
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Foto: Kelly Garcia

Para a ouvidora-geral da Sesa, Márcia Mororó, esse evento é importante para a formação dos ouvidores
Ouvidores da Rede Sesa foram capacitados nesta quarta-feira (25) sobre atendimento humanizado e inclusivo à população LGBTQIAPN+. O assunto foi abordado na segunda edição da Oficina do Ciclo de Qualificação da Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O evento ocorreu em Fortaleza e reuniu profissionais de todo o estado.
Para a ouvidora-geral da Sesa, Márcia Mororó, esse evento é importante para a formação dos ouvidores. “No caso específico da população LGBTQIAPN+, iremos nos preparar para aprender mais sobre a maneira correta de atender. Inclusive, os nossos formulários hoje têm a possibilidade de usar o nome social”, disse.
A programação ainda incluiu discussões sobre a transparência e integridade do serviço público, informações e orientações sobre o tratamento de denúncias e a conscientização a respeito da importância da doação de sangue.
A gestora explica que as oficinas são periódicas e ocorrem no decorrer do ano. “Trabalhamos por ciclos de formação. Esse é o décimo terceiro e teremos ainda três oficinas sobre assuntos que integram os nossos processos de trabalho”.
Mesmo com 21 anos de experiência nessa área, a ouvidora do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Simone Beviláqua, faz questão de acompanhar todas as capacitações. “É muito bom trocar experiências, conhecer os outros ouvidores e aprender a melhor forma de ajudar e também dar seguimento aos processos”, disse.