Experiência de estudante francesa reforça vocação do HRN como campo de formação em saúde
17 de junho de 2025 - 15:52 #Ensino #HRN #intercâmbio #SUS
Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Thais Menezes
Durante a rotina, os estudantes que passam pelo HRN acompanham a discussão de casos clínicos e trocam conhecimentos e experiências com os profissionais
O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, tem sido, ao longo dos anos, um importante espaço de formação para estudantes da área da saúde, tanto do Brasil quanto de outros países. De janeiro a junho de 2025, o HRN já disponibilizou 1.286 vagas para práticas tanto de residência médica e multiprofissional (para profissionais graduados), como para internatos e estágios para estudantes de graduação na área da saúde, em parceria com diversas instituições de ensino, consolidando-se como um campo de prática de relevância no estado.
Uma dessas estudantes é a francesa Flore Delassus, que desde o início de junho está vivenciando um intercâmbio na unidade. Flore, que cursa Medicina na Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França, escolheu o Brasil como destino de sua experiência internacional. Essa é a primeira vez que o HRN recebe uma estudante de outro país.
“Tive a opção de escolher entre quatro países e o Brasil foi a minha primeira escolha. Fiquei muito feliz quando soube que viria. Está sendo uma experiência muito rica. Tudo é muito diferente da França: a cultura, o hospital, a forma de trabalhar. As pessoas aqui são muito acolhedoras e gentis comigo. Mesmo com a barreira da língua, todos fazem questão de tentar se comunicar, principalmente em inglês, mas o português às vezes se parece com o francês, então algumas coisas eu até entendo melhor em português”, contou a estudante.
Um olhar sobre o SUS e a estrutura do HRN
Durante o intercâmbio, Flore tem tido a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos e gratuitos de saúde do mundo e responsável por garantir atendimento integral à população brasileira.
A estudante, que realiza intercâmbio por meio da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), em parceria com o Centro Universitário Inta (UNINTA), destaca a grandiosidade e a complexidade da estrutura do HRN. “Quando vi o hospital pela primeira vez, pensei: ‘Uau, é enorme!’. Onde moro, temos hospitais grandes, mas não são tão completos como aqui. Os serviços lá são mais divididos entre diferentes unidades. Aqui, tudo é muito integrado. Fiquei realmente impressionada”, relatou.
Flore cursa Medicina na Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, na França
Ao longo de sua estadia em Sobral, Flore está sob orientação da professora Danielle Rocha do Val e tem acompanhado rotinas clínicas na unidade de AVC do HRN, sob a supervisão do coordenador médico Espártaco Ribeiro. Ela participa de visitas multiprofissionais, discute casos com as equipes, observa cirurgias e aprende sobre protocolos clínicos. “Na França, estudei a disciplina de neurologia recentemente, mas não tive muitas oportunidades de acompanhar a prática da especialidade. Aqui, estou tendo a chance de ver como os casos são conduzidos. É uma experiência muito enriquecedora. Estou aproveitando para aprender ao máximo”, destacou.
Para Flore, a experiência vai deixar uma marca importante na sua trajetória acadêmica e pessoal. “Estou aprendendo muito. Cada dia aqui tem sido uma descoberta, e vou levar esse aprendizado para o resto da minha vida”, finalizou.
Compromisso com a formação profissional
A presença de estudantes como Flore reforça o papel estratégico do HRN na formação de futuros profissionais da saúde, tanto da região Norte do Ceará quanto de outras localidades do Brasil e do mundo. Segundo a coordenadora do Centro de Estudos do HRN, Ana Egliny Cavalcante, a unidade hospitalar possui uma estrutura que alia assistência de qualidade e um ambiente favorável ao ensino. “O HRN tem um papel crucial na formação dos alunos que vivenciam estágios aqui, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para uma boa prática profissional, com foco na qualidade e na segurança do paciente, que são aspectos fundamentais para um cuidado digno”, explica Ana Egliny.
O processo de integração dos estudantes começa com um acolhimento estruturado, que envolve alinhamentos sobre a rotina hospitalar, segurança do paciente e boas práticas assistenciais. “Durante toda a vivência, o Centro de Estudos faz mediações junto aos preceptores, às instituições de ensino e aos próprios alunos, garantindo uma jornada de aprendizagem eficaz e proveitosa”, acrescenta a coordenadora.
No HRN, o aprendizado é feito com acolhimento, empatia e parceria entre profissionais e estudantes
Além das áreas assistenciais, os estudantes têm acesso a espaços de ensino dentro do hospital, como salas de aula e auditórios, utilizados para discussões de casos clínicos e atividades educativas.