ESP/CE inicia ciclo de capacitações em Saúde Mental; projeto estima alcançar cerca de 20 municípios até o fim do ano
19 de maio de 2025 - 15:32 #Capacitações #ESP/CE #saúde mental
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos e vídeo: Raiane Ferreira
Cronograma do Projeto Percursos Formativos no Campo da Saúde Mental (Perforsm) foi aberto com oficina em Caucaia, na Grande Fortaleza
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), deu início, neste mês de maio, ao cronograma de ações do Projeto Percursos Formativos no Campo da Saúde Mental (Perforsm).
Até o fim do ano, 18 municípios, de diversas regiões do estado, devem receber as capacitações da iniciativa voltada a profissionais atuantes nas redes de Atenção Psicossocial (Raps) e Intersetorial. O primeiro deles foi Caucaia, na Grande Fortaleza, onde foram abertas, nos últimos dias 14 e 15, duas turmas da Oficina “Movimenta Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS)”.
Psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, dentre outras categorias, participaram da atividade, que disponibilizou 120 vagas.
De acordo com a coordenação do Perforsm, a meta é alcançar 1.200 profissionais ao longo dos próximos meses. Palestras, exposições dialogadas e rodas de conversa fizeram parte da programação.
O enfermeiro, Erlano Mota (foto), 37, integrou a turma-piloto da oficina. Para ele, o ciclo de aprendizagem reforçará o contato com a multiplicidade de temas que dizem respeito às vivências práticas nos campos de trabalho.
“Esse é um treinamento central para todos os profissionais que conduzem a APS aqui, em Caucaia, porque, com isso, a gente consegue conduzir de uma melhor forma o atendimento aos pacientes que necessitam de um cuidado especializado em Saúde Mental”, destaca.
Psiquiatra e professor da oficina, Eugênio Campos enfatiza a importância das ações formativas acontecerem com foco na prática dos trabalhadores da área. Assista ao depoimento do docente:
A trilha educacional do eixo “Movimenta Saúde Mental na APS” é composta por 20 horas e ocorre no formato presencial. Ao fim do processo, os alunos devem estar aptos a realizar atividades de avaliação, manejo e cuidado a pessoas que necessitem de atendimento prioritário em Saúde Mental. A gerente de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE, Érika Nicolau, fala mais a respeito. Ouça no áudio abaixo:
Após Caucaia, os próximos municípios a receber as oficinas serão Baturité, Aracoiaba e Redenção, nos meses de junho e julho.