Sesa promove reunião com Consórcios Públicos de Saúde
16 de maio de 2025 - 14:53 #CEO #Consórcios Públicos #policlínicas
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Kelly Garcia
O coordenador da Gestão dos Consórcios de Saúde da Sesa, Bruno Eloy, explica que a intenção do encontro foi trocar experiências
Com a intenção de alinhar o trabalho das entidades consorciadas e partilhar experiências, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou um encontro com as equipes dos Consórcios Públicos de Saúde, nesta sexta-feira (16), no auditório Waldir Arcoverde, no Nível Central da Sesa. O consórcio é um instrumento de cooperação que permite a articulação entre diferentes níveis de governo para a melhoria da saúde da população.
O coordenador da Gestão dos Consórcios de Saúde da Sesa, Bruno Eloy, explica que a intenção foi trocar experiências e trazer um maior alinhamento entre as entidades. “Essa é a nossa primeira reunião desse novo ciclo. Como muitas gestões mudaram, queremos conhecer as necessidades de cada um e fazer um alinhamento”, diz.
O gestor destaca que, por estarem distribuídos por todo o estado, cada consórcio tem uma realidade. No entanto, muitas dúvidas também se assemelham. “Cada um traz uma dinâmica, por serem regionais, mas também possuem muitas coisas em comum. Dessa forma, com esse encontro, poderemos trazer mais uniformidade no tratamento com cada região, desde as questões administrativas, como também as assistenciais”.
Segundo Eloy, a ideia é criar um cronograma de reuniões, a partir desse primeiro encontro. “Queremos reunir periodicamente tanto os presidentes dos consórcios, como os coordenadores das Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e assim trazer mais eficiência à rede”.
Desde 2023, a Saúde do Ceará passou a contar com a Coordenadoria da Gestão dos Consórcios de Saúde no organograma da pasta, o que proporcionou um contato mais próximo com essas entidades.
O secretário executivo do Consórcio de Saúde de Quixadá, no Sertão Central, Elistênio da Nóbrega, viajou cerca de 170 km até Fortaleza para participar do encontro. “Temos a necessidade desses momentos para discutir os processos de trabalho, como, por exemplo, a transparência, já que teremos o monitoramento do Ministério Público. É muito bom contar com o apoio da Sesa para tirar nossas dúvidas”.
O secretário executivo do Consórcio de Saúde de Quixadá, no Sertão Central, Elistênio da Nóbrega, viajou cerca de 170 km até Fortaleza para participar do encontro
Sobre os Consórcios de Saúde
Os Consórcios de Saúde no Ceará foram criados a partir de 2009 com o objetivo de fortalecer e aprimorar a gestão do SUS, a partir da cooperação entre os municípios e Estado. No total, são 21 consórcios no Ceará, com objetivo de administrar policlínicas e Centros de Especialidade Odontológicas (CEOs) que atendem as diversas regiões.