Hemodinâmica do HRVJ completa três anos com quase cinco mil procedimentos realizados
16 de maio de 2025 - 17:14 #aniversário #hemodinâmica #HRVJ
Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza
HRVJ realiza 4,7 mil procedimentos de hemodinâmica em três anos
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, completa três anos de funcionamento com a marca de 4,7 mil procedimentos realizados desde a inauguração, ocorrida em 2022.
De forma estratificada, foram realizados 3,8 mil cateterismos, 851 angioplastias cardíacas e 38 procedimentos diversos, incluindo implantação de marcapasso e intervenções vasculares. De acordo com a coordenadora de enfermagem do setor, Luma Campos, esses são dados que vão além de números. “São corações devidamente acolhidos e tratados. São novos caminhos sendo possibilitados e vidas sendo transformadas para o bem-estar social da nossa população que encontra acolhimento, apoio e a assistência de qualidade que precisam”, afirma. Atualmente, o HRVJ o único hospital público no interior do estado do Ceará a dispor de uma hemodinâmica cardiológica.
Vidas impactadas
Nesses três anos, muitas vidas foram impactadas positivamente e muitas histórias já se cruzaram nos corredores da unidade de saúde, como a do aposentado Adaécio Moura, de Itapipoca, Região Metropolitana de Fortaleza, que realizou um cateterismo no dia 7 de novembro de 2022, um dos primeiros a se beneficiar do serviço. Na época, ele afirmou que frequentou diversos hospitais e nunca antes havia visto uma unidade com a estrutura do HRVJ. “O tamanho do hospital e a receptividade me impressionaram. Gostei demais”, avalia.
Outra paciente, Maria Siqueira, 76, moradora de Senador Pompeu, sentia dores no peito e procurou ajuda médica. Após regulação, ela foi indicada a fazer um cateterismo e também uma angioplastia. No dia 18 de abril de 2024 ela retornou ao ambulatório para avaliar o quadro de saúde.
Paciente Maria Siqueira: “Fui muito bem recebida e bem tratada por todos”
Muito alegre e sorridente, a agricultora aposentada, que estava acompanhada da filha, destacou o bom atendimento na unidade antes, durante e após o procedimento. “Fui muito bem recebida e bem tratada por todos. Não tenho nada do que reclamar”, lembra. Maria segue sendo acompanhada na unidade.
Entre os pacientes atendidos este ano está a dona de casa Antônia da Conceição, que deu entrada na unidade por sentir dores no peito, nas costas e nos braços, acompanhadas de suor gelado. “Eu achei até que ia ‘custar’, que ia ter que ir para Fortaleza. Mas não, só foram duas semanas e vocês mandaram me chamar”, pontuou a paciente. Todos eles são pessoas que necessitaram do Serviço Único de Saúde (SUS) e que foram prontamente atendidos com um serviço de qualidade, ágil e que faz parte da interiorização da saúde no estado.
Paciente Antônia da Conceição precisou de atendimento no HRVJ
Atendimento ambulatorial
Em janeiro de 2023, foi iniciado o atendimento ambulatorial especializado de Enfermagem a pacientes que passaram por uma angioplastia há mais de 30 dias. O serviço é realizado às quintas-feiras e visa avaliar a qualidade da assistência prestada e o quadro do paciente após a intervenção cirúrgica.
O momento é também uma oportunidade de retorno para o esclarecimento de dúvidas. Na ocasião, pode-se checar a possibilidade de reinternação, se há complicações ou novas queixas, além de permitir a adesão à Dupla Antiagregação Plaquetária (Dapt) – terapia preventiva contra trombose – e à medicação.