Prevenção de pneumonia é tema de treinamento para acompanhantes de pacientes no HRC
15 de maio de 2025 - 15:22 #Hospital Regional do Cariri #hrc #pneumonia #prevenção #Treinamento
Assessoria de Comunicação do HRC
Texto e fotos: Naiara Carneiro
Com o objetivo de promover a prevenção da pneumonia, uma infecção que afeta os pulmões, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está promovendo treinamentos com orientações voltadas para acompanhantes dos pacientes internados na unidade.
Acompanhantes recebem cartilha sobre as principais formas de prevenir a pneumonia
O momento, realizado em parceria com professores e estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca), busca fortalecer o papel dos acompanhantes enquanto aliados na promoção do cuidado seguro, sobretudo nos casos em que o paciente está totalmente dependente da equipe multiprofissional.
Na ocasião, também está sendo entregue uma cartilha contendo explicações didáticas sobre as principais formas de prevenir a pneumonia, que pode ser causada por fatores como a broncoaspiração, por exemplo. Esta ocorre quando entra material estranho nas vias respiratórias, como saliva, alimentos, sangue e líquidos. Outros agentes infecciosos, como bactérias e vírus, também podem causar pneumonia.
Orientações
O treinamento tem foco em três medidas simples, porém eficazes na prevenção da infecção. A primeira delas é a higienização correta das mãos, visto que o acompanhante está em contato direto com o paciente, auxiliando nas suas demandas durante a internação.
Os estudantes explicam o passo a passo para a higienização adequada das mãos, seja com água e sabão ou álcool gel, e os momentos em que a higienização deve ser feita, que é antes e depois de tocar o paciente ou as superfícies próximas a ele.
Em seguida, é abordada a questão da elevação da cabeceira do leito, que dependendo da condição do paciente, deve estar em um ângulo de 30 a 45 graus. Essa medida reduz o risco de entrar material estranho nas vias respiratórias.
A higiene oral é mais uma etapa importante da prevenção e deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia. Quando o paciente não consegue utilizar sua própria escova, é utilizada uma espátula com gaze. E quando há indicação, o paciente recebe a clorexidina, um produto específico para bochechar e evitar a proliferação de bactérias.
Treinamento busca fortalecer o papel dos acompanhantes na promoção do cuidado seguro
O momento foi uma oportunidade para os acompanhantes tirarem dúvidas. A dona de casa Elizete Torquato, 45, está acompanhando o esposo que sofreu um acidente de moto. Ela conta que não sabia que a broncoaspiração podia causar pneumonia. “Eu achei esse momento ótimo, porque eu não sabia que pneumonia pegava sem estar gripado. Então como foi explicado, a pneumonia pode ser do líquido que vai acumulando na boca e que pode descer para o pulmão. Foi muito bom para mim a palestra porque entendi essa parte. Agora eu vou ter mais cuidado. Me ajudou muito”, relata.
Cuidado integrado
A enfermeira do Centro de Estudos do HRC, Raquel Nicodemos, destaca que a iniciativa parte de observações realizadas na rotina da assistência, onde são identificadas as necessidades de fortalecimento do cuidado integrado. “A gente entende que tem que disseminar as boas práticas, os cuidados, e envolver realmente o paciente e o acompanhante nesse processo”, afirma.
A proposta da unidade é realizar mais momentos como esse, com foco na prevenção de outras infecções. “O ganho é ter mais um parceiro a favor das boas práticas, uma pessoa que sabe com o que pode contribuir, com certeza fortalece a assistência e contribui para uma alta mais precoce e segura, além de contribuir para a continuidade do cuidado em domicílio”, destaca Raquel.