Mães que cuidam, ensinam e inspiram: voluntária do Hemoce é exemplo de solidariedade para os filhos
7 de maio de 2025 - 10:02 #Dia das Mães 2025 #Hemoce #mães #Mães e filhos na saúde #solidariedade
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Fotos: Arquivo pessoal
Edição: Ariane Cajazeiras
Arte gráfica: Carla Costa
Família Pinheiro doa sangue unida, um exemplo que passa de mãe para filhos
Ser mãe pode significar ser a principal fonte de inspiração e educação para os filhos. Muitas vezes, é sinônimo de se doar sem esperar receber nada em troca. É com esse sentimento que Georgina Pinheiro, 44, voluntária do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é exemplo para os filhos em vários quesitos, entre eles, a doação de sangue. História que você conhece agora, na segunda reportagem da série em homenagem ao dia das mães, celebrado em 11 de maio.
Mãe de Luís Otávio e Lays Kelle, a assistente social Georgina, desde muito cedo, percebeu a importância da solidariedade. Após um familiar precisar realizar uma transfusão, entendeu o quanto a doação voluntária de sangue era importante e ajudava a salvar vidas. Depois da primeira experiência realizando o gesto de altruísmo, ela passou a incentivar amigos e familiares. Vendo a mãe realizar as doações, os filhos despertaram para a consciência solidária. “Eles começaram a ver meu entusiasmo e satisfação em saber que, com um simples gesto, é possível salvar vidas. Me sinto muito feliz em saber que sou inspiração para a minha família desse ato de amor e generosidade”, revela a matriarca.
Georgina e a família realizam as doações voluntárias de sangue no Hemocentro Regional de Quixadá. A mãe já doou cinco vezes e os filhos duas. A segunda aconteceu em março deste ano. Entre uma doação e outra, é necessário respeitar um intervalo. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano.
O exemplo dado pelas mães doadoras também é uma das formas de incentivar novos voluntários. “Por meio do projeto Doador do Futuro, o Hemoce trabalha na formação de novos doadores desde a infância, como o Concurso de Frases e Desenhos. Mas essa educação solidária acontece também com o apoio das escolas e faculdades, e passa principalmente pelas mães e pais doadores, que através da sua atitude, ensinam e motivam os filhos a se interessarem em seguir esse exemplo de solidariedade e altruísmo. Desejamos um feliz dia das mães a todas as doadoras e trabalhadoras da instituição que exercem essa nobre missão”, parabeniza Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores da instituição.
Lays Kelle, filha de Georgina, conta que sua mãe foi o exemplo de solidariedade que precisava para iniciar as doações de sangue. “Antes da minha primeira doação, sempre conversamos sobre isso com os nossos pais, sobre a importância, porém sempre tive muito receio. Até que minha mãe começou a fazer campanhas convidando amigos, familiares para prestar essa solidariedade, foi quando criei coragem para doar, aí que pude entender o sentimento que ela transmitia para mim e meu irmão, de poder ajudar o próximo, de salvar vidas por meio de um ato tão simples”.
Como no próximo domingo (11) será comemorado o Dia das Mães, a jovem aproveita a oportunidade para falar o quanto Georgina é importante para ela e seu irmão. “A minha mãe é tudo em nossas vidas, o nosso porto seguro. É uma mulher admirável, exemplar, a pessoa que mais nos inspira, foi quem nos ensinou valores que iremos carregar pelo resto de nossas vidas, como a ser determinados e a ter perseverança em tudo que fazemos. A sermos honestos, sermos resilientes. E um dos principais ensinamentos: ter empatia por quem mais precisa. Somos muito gratos a isso, porque tudo o que somos hoje devemos a ela”, completa.
Para Georgina, ser mãe e doadora de sangue são duas funções distintas, mas que se assemelham em vários pontos, como o amor, a empatia e o cuidado. “É uma dádiva divina ser mãe. É amar incondicionalmente, educar com o coração e estar presente com apoio e inspiração”, destaca Pinheiro.
Relatos que inspiram: ser mulher, mãe e trabalhadora da saúde