Sesa promove ação de vacinação na comunidade quilombola de Pindoba, em Aratuba; estratégia faz parte de programação que ocorre em todo o Ceará
30 de abril de 2025 - 15:11 #quilombolas #Vacinação #vacinação nas escolas
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos:Thamires Oliveira
A atividade realizada no colégio, integra a Estratégia de Vacinação nas Escolas
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou uma ação de intensificação da vacinação do povo quilombola da comunidade de Pindoba, em Aratuba. O trabalho, realizado pela equipe da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da pasta, teve início na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco Nunes Neto, no Maciço de Baturité e depois seguiu para a Associação dos Remanescentes do Quilombo da Pindoba.
A atividade realizada no colégio, integra a Estratégia de Vacinação nas Escolas, que promove ações em parceria com as instituições educacionais municipais e estaduais, para a conscientização sobre a imunização. Foram realizadas rodas de conversa, aferição de pressão, medição de glicemia e vacinação contra a influenza, covid-19, HPV e demais vacinas de rotina para a população quilombola, estudantes e professores. A programação contou com a parceria da Secretaria de Igualdade Racial (Seir), Secretaria da Educação (Seduc) e da pastas da saúde e da educação do município.
Uma das primeiras crianças quilombolas a receber as vacinas de rotina foi Marília Nascimento, de cinco anos. “A vacina é boa para a saúde e ajuda a gente a não ficar doente”, diz. A mãe, Débora Nascimento, professora, também aproveitou a oportunidade para tomar a dose da vacina contra a influenza.
Já a agricultora Natália Silva levou a filha Agatha, de dois anos, e o tio, Márcio Martins, para se imunizarem contra a gripe. “É sempre bom se prevenir”, aconselha.
A agricultora Natália Silva levou a filha Agatha, de dois anos, e o tio, Márcio Martins, para se imunizarem contra a gripe
Para a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, ações como essas ajudam a conscientizar sobre a importância da vacinação e a desmistificar preconceitos. “Estamos trabalhando na estratégia de vacinação nas escolas e também contra a influenza, prioridade desse momento, além de estarmos na Semana Mundial de Imunização. É de fundamental importância que possamos apoiar a prefeitura dentro de uma escola na comunidade, com a participação de crianças e professores e com rodas de conversa, para sensibilizar para a população cearense para a vacinação”, ressaltou.
Vacinação nas Escolas
A Estratégia de Vacinação nas Escolas tem programação de visitas em escolas de todo o estado, em parceria com a Seduc, entre os meses de abril e maio. A intenção é promover a imunização das crianças e adolescentes e fazer rodas de conversa para tirar dúvidas sobre a vacinação.
Em abril, várias escolas, além da de Aratuba, receberam a visita do personagem Zé Gotinha. Entre elas, as escolas Indígena Chuí e Construindo o Saber Maria Isis Menezes de Andrade, em Maracanaú; e a Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, em Pacajus e a Escola de Ensino Básico Pedro Teixeira Barroso, em Itapipoca.
Programação incluiu visita à associação quilombola
Depois de estar com as crianças no ginásio da escola municipal, a equipe da Sesa foi até a sede da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Pindoba. “Nossa comunidade tem muitas crianças e idosos e se localiza no meio da mata atlântica. Somos gratos pela campanha, porque facilitou o acesso às vacinas”, pontua o líder da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Pindoba, João Carlos Mendes.
Uma das pessoas que recebeu a dose da vacina contra a influenza foi a Mestra da Cultura Antônia Anjo da Silva, 61
O orientador da Célula de Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Lucas Mateus, destaca que essa parceria entre as pastas é simbólica porque demonstra a transversalidade das ações. “Os quilombolas são povos prioritários na vacinação e temos esse compromisso de fazer um trabalho direcionado, porque boa parte não tem um atendimento direto. Essa parceria é bastante positiva e é uma forma de fortalecer a comunidade, que é uma das mais antigas do Estado”, disse.
Semana de Imunização
A programação fez parte das ações planejadas no Ceará para a 23ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA) e a 14ª Semana Mundial de Imunização (SMI). Com a mensagem “Sua decisão faz a diferença. Imunização para todos”, a semana é celebrada de 26 de abril a 3 de maio de 2025, sendo que a programação local segue por todo o mês de maio.