HGCC acompanha e acolhe pacientes em tratamento de câncer por meio do programa AMA
24 de abril de 2025 - 11:38 #ama #Ambulatorial #Atendimento Personalizado #câncer #De outubro a outubro rosa #Tratamento De Câncer
Assessoria do HGCC
Texto e foto: Wescley Jorge
O atendimento no AMA é personalizado e segue todas as etapas do tratamento
Superação e vivacidade definem a secretária executiva, Thamara Brenda Nascimento, de 37 anos. Sua expressão é de muito amor à vida e de gratidão. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em março de 2024. Pouco mais de um ano depois, celebra a cura e segue em acompanhamento como forma de prevenção e cuidado. No Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ela passou por consultas e exames; foi diagnosticada e iniciou o tratamento.
“A minha fé em Deus me motiva a querer viver e viver com qualidade. Eu estou em paz. A sensação de conseguir fazer um tratamento oncológico, que é caro, pelo SUS, e conseguir a cura, é uma explosão de alegria”, afirma Thamara.
Para seguir no tratamento, a paciente recebeu o apoio de familiares e amigos, mas contou também com o trabalho do programa de Assistência Multiprofissional Ambulatorial (AMA), serviço que tem o objetivo de acolher, guiar, orientar e monitorar o paciente durante toda a jornada de cuidado. É responsável por realizar escuta qualificada e humanizada, preconizando o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O serviço conta com profissionais que atuam para proporcionar um acesso voltado para agilizar exames, consultas de retorno, procedimentos, entre outras questões, inclusive sociais. A finalidade é viabilizar e acompanhar diretamente o paciente para um desfecho com qualidade e excelência durante a jornada oncológica”, explica Gemima Moura, assistente social que atua no serviço.
Com os resultados, Thamara teve o suporte e acompanhamento para prosseguir com o tratamento. “Resultado positivo para câncer de mama e imediatamente o acompanhamento com o AMA se iniciou. Durante o tratamento de quimioterapia, o AMA me ajudou com consultas e exames que eram solicitados para o melhor resultado do tratamento, até mesmo o pré-cirúrgico. Hoje, após a cirurgia, continuo com enxames complementares no HGCC e tudo com a ajuda da equipe empática e competente do serviço social, no AMA”, destaca a paciente.
O AMA
As ações do projeto envolvem o acolhimento dos pacientes, a inserção de dados sobre cada caso no sistema e o agendamento para novos exames, tratamentos e consultas. O AMA também mantém contato por meio de aplicativo de mensagem e esclarece sobre direitos previdenciários e sociais, como benefícios e eventuais auxílios que as pessoas possam ter direito.
Para Gemima, a comunicação com o paciente deve ser efetiva e assertiva. Esse processo é o diferencial, além de monitorar as consultas, a marcação de exames e os procedimentos. A assistente social destaca que a participação em uma intervenção que vai impactar na vida do usuário é algo de grande importância e significado.
“A comunicação assertiva é o desafio mais relevante para obter êxito na linha do cuidado. É o momento de traduzir a situação clínica para que o usuário venha entender e compreender a importância de cada etapa da jornada. Esse é o momento em que muitas vezes, devido ao nível de escolaridade do usuário, faz-se necessário a dinâmica de terapia educacional”, reforça Moura.
Números
De novembro de 2019, quando iniciou o AMA, até março de 2025, 716 pacientes foram acompanhados em relação ao câncer de mama. Somente em 2025, no período de janeiro a março, são 64 pacientes em acompanhamento. Considerando todos os pacientes, das demais especialidades, esse número chega a 3.750, nos sete anos do programa.
De outubro a outubro rosa
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade de pessoas com a doença.
Para aumentar a conscientização sobre a doença, a Secretaria da Saúde do Ceará promove, desde 2024, a campanha “De outubro a outubro rosa”. A ideia é falar sobre autocuidado o ano inteiro e estimular a realização dos exames necessários, além de desmistificar as questões com relação à mamografia.