Oficina terapêutica de Páscoa promove bem-estar e integração de pais e mães no Hospital César Cals

15 de abril de 2025 - 15:30 # # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

A oficina terapêutica é destinada aos que acompanham filhos na Unidade Neonatal

Cores, texturas e muitos formatos. Os temas de Páscoa tomaram conta do Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). As oficinas terapêuticas reúnem pais e mães que seguem acompanhando os filhos internados no Centro de Neonatologia da unidade. Uns cortam, outros colam, costuram, pintam. No final, coelhinhos, latas decoradas e chaveiros. O momento é uma forma de proporcionar relaxamento e descontração.

A terapeuta ocupacional Cláudia Hemerita, coordenadora do serviço, explica que as oficinas sempre acontecem, principalmente em datas comemorativas. “A gente sempre realiza a oficina. O tema agora é voltado para a Páscoa”, diz. A ação é uma forma de aproximar os pais, integrar, descontrair e relaxar. “Proporciona um bem-estar físico, mental e emocional”, completa Hemerita.

“Com a oficina, a gente começa a se tranquilizar para a hora de visitar o bebê”, afirma Daiana Braga

Daiana Braga, 34 anos, acompanha o filho Dom, internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), desde 22 de fevereiro desse ano. Ele nasceu de 28 semanas de gestação. Daina precisou ficar também na UTI Adulto, onde passou três dias. Natural de Icapuí e morando atualmente em Icaraí, a mãe vem sempre ao hospital visitar e fazer parte dos cuidados.

“Quando a gente chega aqui, vem sem estrutura, com ansiedade. Com a oficina, a gente começa a se tranquilizar para a hora de visitar o bebê. A gente fica mais calma, mais distraída, mais tranquila. Isso acaba nos tirando um pouco o pensamento da UTI e trazendo um pouco para fora, para essa realidade, fazendo a gente se distrair e se acalmar”, relata Braga.

As oficinas também são espaços de convivência e troca de experiências entre as mães e pais que passam boa parte do dia no HGCC. “Também acontece, no momento do fazer, muitas falas, há muitos relatos, muita história que é desenvolvida dentro desse fazer. E aí torna uma atividade prazerosa, uma atividade gostosa e de ajuda. Um ajuda ao outro e se fortalecem”, finaliza Hemerita.

Francisco Wagner e Valdenia Vasconcelos: casal participa da atividade

O serviço

Nessa oficina, os pais produzem coelhos de pelúcia, chaveiros e latas decoradas com o tema de Páscoa

O Acolhimento Materno do HGCC acolhe pais e mães. Eles recebem o cuidado de uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional. Durante o tempo que permanecem no Hospital, recebem alimentação, participam de rodas de conversas, oficinas e palestras referentes ao cuidado e amamentação.