Conferência estadual debate saúde dos trabalhadores do SUS

15 de abril de 2025 - 16:45 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos:Kelly Garcia

Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Carla Barroso, a segurança do trabalhador da saúde é prioridade

A importância dos cuidados com a saúde como um direito humano foi o tema geral da quinta edição da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – etapa da Região de Saúde de Fortaleza. O evento, promoção do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), com o apoio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Superintendência da Região de Fortaleza (SRFOR), ocorreu no Centro de Eventos e teve programação nesta terça-feira (15), durante todo o dia.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de discussão e que reúnem todos os segmentos representativos da sociedade para debater e avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo. As etapas regionais pretendem avaliar a situação da saúde no país e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa da garantia de direitos e em atenção às necessidades da população.

As discussões se concentraram em três eixos principais: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; “As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora”; e “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social”. A aula magna da Conferência tratou do tema “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: (novas) relações de trabalho na saúde e as contribuições do controle social”.

Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Carla Barroso, a segurança do trabalhador da saúde é prioridade. “Nós sabemos que o trabalhador da saúde deve ser valorizado, por isso, a Sesa tem trabalhado, especialmente nesse mês de abril, com a segurança e o cuidado do trabalhador. Nossa missão é árdua, mas devemos ter empatia sempre com os pacientes e usuários”, destaca.

O presidente do Cesau, Adriano Duarte, ressaltou que a conferência é uma oportunidade para apresentar propostas, especialmente nessa área da saúde dos trabalhadores. “O estresse faz com que muitos trabalhadores da saúde tenham a sua saúde mental adoecida. Esse é um desafio em que todos nós precisamos nos engajar”, disse.

Isabel Barros veio de Pacatuba, município da Região Metropolitana de Fortaleza, para participar do evento. “Sou usuária do SUS e esse evento mostrou o quanto podemos participar e fazer esse sistema ainda melhor, por meio das votações e da participação dos conselheiros e delegados”, pontuou.

Isabel Barros veio de Pacatuba, município da Região Metropolitana de Fortaleza, para participar do evento