Jornada da Psicologia Pediátrica discute cuidado integral à infância e adolescência em contexto de internação hospitalar

14 de abril de 2025 - 17:00 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Levi Aguiar

Evento discutiu práticas multiprofissionais no cuidado emocional de crianças e adolescentes hospitalizados

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) promoveu, na última sexta-feira (11), a Jornada da Psicologia Pediátrica, evento dedicado à troca de experiências e aprofundamento das práticas psicológicas voltadas ao cuidado de crianças e adolescentes em contexto hospitalar. Realizado presencialmente na Universidade de Fortaleza (Unifor), o encontro reuniu profissionais de diversas áreas para refletir sobre uma assistência multiprofissional e humanizada.

Ao longo da programação, foram debatidos temas como comunicação de más notícias, cuidados paliativos, avaliação neuropsicológica, intervenções no luto e atendimento a pacientes em situação de violência. As mesas contaram com a participação de profissionais do próprio hospital, que compartilharam suas vivências e práticas no atendimento cotidiano.

Segundo Vitória Lima, psicóloga hospitalar e especialista em saúde da criança e do adolescente, o momento foi de reafirmação do compromisso com um cuidado ampliado. “Estamos aperfeiçoando um trabalho voltado à assistência de crianças e adolescentes, com foco na psicologia, mas com uma abordagem ampliada”, conta.

“Recebemos uma grande demanda de crianças com dificuldades emocionais que interferem diretamente na adaptação ao ambiente hospitalar. Muitas já chegam fragilizadas fisicamente, o que torna ainda mais desafiador o processo de enfrentamento da internação. Por isso atuamos sempre nos adaptando aos diferentes contextos hospitalares para proporcionar a melhor assistência possível”, destaca a profissional.

Para Eliene Bonfim, coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar, a Jornada também foi um espaço de celebração e construção coletiva. “Cada profissional compartilhou sua experiência dentro do Hospital e como essa atuação está impulsionando a assistência em saúde de forma multiprofissional. Este evento tem sido uma festa. Estamos dando espaço para discutirmos e construirmos conhecimento e estratégias de atuação para atender os pequenos”, afirmou.