Ação de Páscoa leva alegria e acolhimento a crianças no Hospital Infantil Albert Sabin

14 de abril de 2025 - 16:22 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Levi Aguiar

Crianças internadas participam de oficina de pintura durante a programação da Páscoa Encantada no Hias

Para espalhar sorrisos, cores e esperança, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) preparou uma programação especial para a Páscoa de 2025, com atividades lúdicas voltadas para as crianças assistidas pela unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Nomeada de “Páscoa Encantada”, a ação acontece nesta segunda e terça-feira (14 e 15), oferecendo aos pequenos a oportunidade de transformar coelhinhos em obras de arte, receber amigurumis (bichinhos de pelúcia) e compartilhar um lanche especial com as famílias.

Internada para tratar uma queda de plaquetas, a pequena Gaya, de 4 anos, passou a manhã pintando ao lado de outros pacientes. Sua avó, Gizele Prado, 47, se mostrou emocionada: “Estamos adorando essa ação de Páscoa. Minha neta estava entediada, tristinha e querendo ir para casa a todo momento, mas agora está feliz. E eu também! Desse jeito, ela vai melhorar rapidinho”, disse, com um sorriso no rosto.

Personagens também fizeram a alegria da criançada

“A internação afasta a criança do convívio social e familiar, o que gera sofrimento emocional. Ações como essas fazem toda a diferença para as crianças e acompanhantes, especialmente em datas comemorativas, quando todos querem estar em casa, junto à família”, explica a psicóloga do Hias, Larissa Magalhães, que se fantasiou de coelhinha da Páscoa para dar ainda mais encanto à atividade.

A programação foi direcionada tanto para as crianças internadas quanto as atendidas nos ambulatórios. Para a pediatra e diretora-geral do hospital, Fábia Linhares, a Páscoa Encantada vai além de uma simples ação comemorativa: “Ela representa cuidado, acolhimento e empatia”.

Equipe do Hias promove atividades lúdicas com crianças internadas, levando cor e alegria ao ambiente hospitalar

“Ver a alegria das crianças ao receberem os ‘amigurumis’ e participarem das atividades é algo que realmente emociona. Nada disso seria possível sem o empenho de tantos profissionais do Hias, que se dedicaram com carinho para fazer tudo acontecer. Quando unimos esforços em torno do cuidado, conseguimos transformar o hospital em um lugar de afeto e acolhimento verdadeiro”, explica.

Parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP)

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hias por meio de oficinas artísticas e distribuição de brinquedos feitos à mão

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) também se uniu à ação, realizando a entrega de 250 “amigurumis” — bonecos delicadamente feitos com a técnica japonesa de crochê ou tricô — para as crianças atendidas pelo Hias. Os coelhinhos foram produzidos por 25 internos.

“Os policiais penais adquiriram os materiais e os internos se dedicaram dia e noite para transformar linhas em sorrisos. Unimos forças com um único propósito: levar carinho, esperança e alegria para as crianças que enfrentam diariamente grandes desafios”, afirma a diretora da Unidade Prisional de Aquiraz, Ilana Ferro.

Pacientes do ambulatório do Albert Sabin recebem “amigurumis”, em ação especial de Páscoa