Imunização: Sesa promove Encontro Estadual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais

11 de abril de 2025 - 16:52 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Coimu/Sesa

Na programação do evento, estavam palestras sobre a importância do Crie no fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Com o objetivo de discutir os sistemas de informação, fluxos de distribuição, critérios de indicação e a rede para imunobiológicos especiais, a Saúde do Ceará realizou a primeira edição do Encontro Estadual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). O evento ocorreu na coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, última quinta-feira (10), em Fortaleza.

Segundo a coordenadora de Imunização do Ceará, Ana Karine Borges, a intenção é, cada vez mais, ampliar o acesso da população, descentralizando o serviço de vacinação para pessoas com condições clinicas especiais ou grupos de risco. “O encontro foi um momento enriquecedor, em que trocamos experiências das unidades do Crie e destacamos a importância destes centros serem uma referência para combater a desinformação. Também aproveitamos para apresentar a estrutura da gestão estadual, que envolve logística, monitoramento e supervisão”.

Na programação, palestras sobre a importância do Crie no fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), situações que podem alterar a resposta imune, os principais grupos de risco e indicações dos imunobiológicos, gestão de estoque e distribuição de imunobiológicos.

Sobre o Crie

O Crie é um serviço implantado pelo Ministério da Saúde em 1993 e que contribui para o fortalecimento dos princípios da universalidade e equidade do SUS. O Ceará foi um dos estados pioneiros na implantação do serviço, ao inaugurar o primeiro Crie do estado no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. Existem mais três equipamentos do tipo no estado, no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em Fortaleza; e no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral.

O Governo do Estado entregou, também em 2024, um serviço de vacinação para pessoas diabéticas no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH).