ESP/CE divulga anais do 4° Encontro Estadual da Rede Saúde Escola
11 de abril de 2025 - 16:03 #Encontro Estadual da Rede Saúde Escola #ESP/CE #Rede Saúde Escola
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e Áudio: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira
O evento aconteceu de 18 a 20 de dezembro de 2024 na sede da ESP/CE
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), disponibiliza para consulta os anais do 4° Encontro Estadual da Rede Saúde Escola (Rese).
Mais de 200 trabalhos integram a publicação, entre relatos de pesquisa e experiências, além de outras linguagens.
O evento aconteceu de 18 a 20 de dezembro de 2024, na sede da autarquia, em Fortaleza, tendo como tema central “Educação, Trabalho e Democracia: tecendo redes de apoio em defesa da vida, do direito à saúde e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Professores, universitários, residentes, preceptores, pesquisadores, gestores e trabalhadores da saúde das cinco regiões do Ceará participaram do congresso. Com abordagens diversas, a programação teve mostra científica, palestras, mesas-redondas e apresentações artísticas.
Para a coordenadora da Rese, Ana Paula Brilhante, a ampla participação dos diferentes atores sociais durante a realização do encontro possibilitou a construção de importantes reflexões sobre os pilares das Políticas de Educação Permanente em Saúde (EPS), como o ensino, o controle social e a gestão. Ouça o relato da gestora:
A Rese
Estratégia de gestão da educação na saúde da Sesa, a Rese tem como princípios a integração, o alinhamento e a transformação de todos os serviços sanitários e demais órgãos de gestão e participação social que compõem o SUS em espaços de formação e desenvolvimento profissional.
A ESP/CE contribui com o projeto por meio do apoio técnico para a implantação e implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps) nas unidades da Rede Sesa, nos municípios e regiões de saúde no estado. Atualmente, o Ceará conta com um total de 122 núcleos municipais e cinco regionais (Nureps) já implantados nas regiões de Fortaleza, Norte, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri.