Avanços na oftalmologia do HGF reforçam excelência no atendimento e na formação médica
11 de abril de 2025 - 09:22 #Avanços #HGF #Oftalmologia #saúde
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Eva Sullivan
No HGF, o cuidado é feito em parceria com as famílias, desde os primeiros passos até a vitória no tratamento
“Ela vive uma vida normal, graças a Deus”. É com alívio e gratidão que Roberto Araujo do Nascimento fala sobre a filha, Sara Maria, de sete anos. Natural de Viçosa do Ceará, a menina é acompanhada pelo serviço de Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), desde os oito meses de vida, quando passou por cirurgia delicada para correção de catarata congênita.
“Desde o começo fomos atendidos com muito cuidado e atenção aqui no HGF. Os médicos sempre foram muito humanos, educados, sensíveis. A forma como cuidam da minha filha é algo que a gente, como pai, não esquece”, conta Roberto.
Hoje, Sara continua em acompanhamento, mas com visitas espaçadas. “No início, o retorno era a cada dois meses. Depois passou a ser de quatro, seis… Mas seguimos sendo bem assistidos”, complementa o pai.
Histórias como a de Sara são o que dão sentido ao trabalho feito no HGF. São, também, o reflexo de uma transformação vivida pelo serviço de oftalmologia nos últimos quatro anos, marcada por organização, qualificação profissional, ampliação de serviços e, sobretudo, cuidado com quem mais precisa.
Mais horários, mais atendimentos
Sensibilidade, tecnologia, especialização e compromisso com cada paciente
Com um trabalho conjunto, coordenado por uma equipe qualificada, o setor avançou na organização interna, ampliação de horários, produtividade, celeridade no atendimento e ampliação do acesso a procedimentos especializados.
Apenas em 2024, foram realizados 96.429 procedimentos oftalmológicos, além de 31.716 consultas. “São 38 profissionais atuando em diversas especialidades da oftalmologia, organizamos os especialistas de acordo com as subespecialidades, o que nos fez ganhar tempo e, claro, melhorar a qualidade do atendimento. Por exemplo, o médico que realiza cirurgia de glaucoma, não é o mesmo que faz procedimentos a laser. Cada um passou a atuar onde tem maior expertise”, explica a coordenadora Islane Verçosa.
Uma das principais medidas foi a ampliação dos horários de atendimento. “No caso dos transplantes, conseguimos dobrar o número de atendimentos, e, nas demais especialidades, ampliamos a quantidade de cirurgias, passando de um único turno para múltiplos turnos”, reforça.
O avanço é visto, também, no volume de exames realizados ao longo dos anos. Em 2024 foram mais de 15 mil tonometrias – utilizadas no acompanhamento do glaucoma, além de 4.738 biomicrospias, 3.790 retinografias e 2.688 tomografias de coerência optica (OCT), exames essenciais para o diagnóstico e tratamento de diferentes problemas de visão.
Atendimento para todas as idades
O setor se orgulha ainda de atender pacientes em todas as fases da vida – dos recém-nascidos prematuros aos idosos centenários. “Temos um programa específico para retinopatia da prematuridade, que garante cuidado ainda nos primeiros dias de vida. É um diferencial importante em um hospital de alta complexidade como o HGF”, afirma Islane.
Entre os atendimentos mais comuns estão as cirurgias de catarata, retinopatia diabética e glaucoma, além da demanda por cirurgias de ptose palpebral (queda da pálpebra), estrabismo (olho desalinhado) e cirurgias plásticas oculares.
Outro destaque importante é o aumento nas aplicações de injeções intravítreas. “Nos últimos anos, conseguimos triplicar o número, o que fez uma grande diferença no tratamento da retinopatia diabética e da degeneração macular. Isso significa acesso para muitos pacientes que, antes, enfrentavam dificuldades para conseguir esse cuidado”, destaca.
Excelência em formação médica
O Programa de Residência Médica em Oftalmologia do HGF é referência nacional
O serviço de Oftalmologia do HGF vem se destacando, também, na formação de novos profissionais. O Programa de Residência Médica em Oftalmologia do hospital está, há cinco anos consecutivos, entre os cinco melhores do Brasil. Coordenado pelo médico Dácio Carvalho, o programa é construído com a participação ativa de todos os médicos do setor. “Nosso compromisso com a assistência caminha lado a lado com a formação médica de qualidade, porque defendemos que formar bem é garantir que os avanços continuem”, conclui Islane Verçosa.