Sesa participa de congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará
21 de março de 2025 - 14:57 #arboviroses #congresso #Cosems-CE #Saúde Digital
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Evelyn Ferreira
No congresso, haverá uma exposição do ciclo do Aedes aegypti, com tira-dúvidas sobre arboviroses
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) contará com um estande no 22º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), que terá início nesse sábado (22), e segue até terça-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará, na capital cearense. O tema central será “Desafios e Soluções para Saúde Pública na Era Digital”. No local, ocorrerão mesas-redondas, debates e apresentação de serviços da Rede Sesa.
Durante a programação, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, ministrará palestra com o tema “O Estado como mobilizador no processo de transformação da Atenção Primária da Saúde”, na mesa “A Política Nacional da Atenção Primária em Saúde”, às 15h30, no domingo (23).
A abertura oficial, realizada na segunda-feira (24), às 9 horas, será com uma palestra da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi-MS), Ana Estela Haddad, sobre “A Política Nacional de Saúde Digital”.
“A era digital impõe uma série de desafios, mas também abre portas para novas soluções na gestão e no atendimento à saúde pública. Dessa forma, estaremos abordando temas como a Telessaúde, o sistema Sisacip [Sistema de Acompanhamento de Internações Psiquiátricas] para profissionais de Saúde Mental e o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, entre outros. Todos esses temas se alinham diretamente com o tema do evento”, destaca o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Thales Veras, que integra a organização do estande da Sesa no evento.
Programação da Sesa
No sábado (22), o estande terá bate-papos sobre o Projeto de Braços Abertos e o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Haverá ainda uma exposição do ciclo do Aedes aegypti, com tira-dúvidas sobre arboviroses e distribuição de folders com muita informação.
Já no domingo (23), os destaques serão conversas sobre o Movimento Saúde Mental APS e a Rede Alyne. Também no domingo, a partir das 13h, a Coordenadoria de Imunização trará ao evento exposição dos imunizantes. Quem também vai marcar presença são personagens Zé Gotinha, Samuzinho e Mosquitão, que farão parte das ações de conscientização e promoção da saúde.
Com a Imunização, também serão abordados os sistemas de informação fundamentais para garantir a eficiência e gestão da vacinação, possibilitando o acompanhamento em tempo real e a análise da cobertura vacinal nas diversas regiões. A agenda segue com conversas sobre a Programação Pactuada e Integrada (PPI) de Medicamentos e o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio e Automutilação.
Na segunda-feira (24), os temas de conversa serão o Telessaúde, os Planos das Pessoas com Deficiência e de Oncologia e Equidade e Gestão do Trabalho.
Na terça-feira (25), encerramento do evento, as discussões no estande serão sobre o Sistema de Acompanhamento de Internações Psiquiátricas (Sisacip) para profissionais da Saúde Mental e a Rede de Urgência e Emergência.
ESP/CE também contará com estande
A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) marca presença, mais uma vez, no Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) que, neste ano, acontece no Centro de Eventos (CEC), em Fortaleza, de sábado (22) a terça-feira (25).
Para a ocasião, a autarquia montou um estande, onde serão apresentados aos participantes os principais projetos e serviços desenvolvidos nas áreas da educação, da inovação, da pesquisa e das seleções públicas.
Também dentro da programação do congresso, a ESP/CE realizará a solenidade de encerramento de mais uma turma do Curso de Especialização em Gestão de Sistema e Serviços de Saúde. O momento celebrativo ocorre no último dia de evento, reunindo 37 discentes, entre gestores e assessores técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), do Cosems e das secretarias municipais de saúde.
Segundo a gerente de Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena, a ideia de concluir a formação dentro do encontro surgiu justamente porque as duas iniciativas têm o mesmo objetivo.
“O congresso do Cosems está alinhado com a nossa proposta, a capacitação e o fomento desses novos gestores, a formação de recursos humanos dentro da administração pública, o que nos permite fortalecer cada vez mais a gestão do nosso estado”, explica.
A especialização teve duração de 12 meses e foi realizada de forma híbrida, com reuniões presenciais mensais. Ao fim da trilha de aprendizagem, os alunos apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).