Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara lança Manual de Boas Práticas em Neonatologia
12 de fevereiro de 2025 - 12:27 #Hospital Geral Waldemar Alcântara #Manual de Boas Práticas #neonatologia
Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e Fotos:Bruno Brandão
O trabalho contou com a produção de médicos, residentes, diaristas, plantonistas, corpo de enfermagem, entre outros profissionais de saúde
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou, nesta terça-feira (11), o Manual de Boas Práticas referente ao serviço de Neonatologia. A publicação abrange amplamente toda a forma de trabalho, que é conduzida na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI). Inicialmente, a publicação estará disponível digitalmente para o público interno e externo.
O trabalho contou com a produção de médicos, residentes, diaristas, plantonistas, corpo de enfermagem, entre outros profissionais de saúde, cada um fazendo a abordagem do ponto de vista de sua especialidade. O livro é dividido em quatro seções: avaliação, patologias neonatais, cuidados multiprofissionais e seguimento neonatal. A médica neonatologista Jocélia Bringel destaca que, ao todo, são 43 capítulos divididos em 332 páginas, abordando desde a chegada do paciente na neonatologia até a sua pós-alta, como o atendimento ambulatorial.
“Ele vai deixar que as condutas sejam mais homogêneas. Que todos os profissionais que trabalham no serviço busquem um direcionamento numa sequência contínua e lógica do tratamento, aplicando as boas práticas em neonatologia. O trabalho se baseia nos últimos estudos, com tratamento mais atualizado e efetivo”, explica Jocélia.
A publicação abrange amplamente toda a forma de trabalho, que é conduzida na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI)
O material ficará disponível para profissionais do HGWA e também de outras unidades. “Todo o estudo é referenciado dentro das melhores práticas. Abordando desde a terapia intensiva, cuidados de médio risco e pós-alta. A padronização do atendimento é fundamental para o bom atendimento ao paciente”, pontua a médica.
O médico Luiz de Moraes destaca o sentimento em poder ter contribuído com a publicação. Ele conta que o momento engajou todos os profissionais, ressaltando que o material pode ser replicado e adaptado às condições de outras unidades.
“Foi uma experiência muito interessante. Aproveitamos para consolidar as práticas que executamos na unidade, com algumas particularidades próprias do hospital. Foi um momento de união, de valorização do trabalho da equipe multiprofissional, enaltecemos os bons resultados que sempre alcançamos e deixamos o registro desse nosso trabalho que é feito sempre com muita dedicação, baseado na ciência e sempre procurando o melhor para os nossos pacientes que são atendidos”, afirma.
O Manual de Boas Práticas da Neonatologia do HGWA está disponível digitalmente.
O livro é dividido em quatro seções: avaliação, patologias neonatais, cuidados multiprofissionais e seguimento neonatal