Mãe de gêmeos prematuros relata trajetória em livro lançado no Hospital Geral Dr. César Cals

7 de fevereiro de 2025 - 16:31 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas/ Arquivo HGCC

Ex-paciente do HGCC retorna com filhos para lançar livro onde narra a própria trajetória dentro da unidade

Uma manhã de muita emoção para mães, pais, gestantes e profissionais do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), nesta sexta-feira (7). Depois de sete anos, a mãe dos gêmeos Rebeca e Miguel, Regiane Almeida, agora escritora, retorna ao equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência em cuidados obstétricos e neonatais, para contar seu testemunho como mãe de prematuros, no lançamento de seu primeiro livro: “Corações Prematuros”.

Na história, a autora narra a própria trajetória, que iniciou pela Emergência do HGCC, passou pela Casa da Gestante, durante 41 dias; seguiu para sala de parto, onde deu à luz; e, em seguida, mais uma jornada de cinco meses, para acompanhar os filhos na unidade neonatal. As páginas do livro descrevem cada momento, angústia, emoção, realização e vitória alcançada por toda a família e profissionais.

 Regiane e filhos gêmeos receberam cuidados da equipe do HGCC por mais de seis meses

Durante o lançamento, realizado por meio de uma roda de conversa no HGCC, Regiane contou ter sentido um forte desejo de publicar a sua história. Isso aconteceu quando ela já estava em casa, em 2023. “O livro é um abraço em tantas outras mães. Desejo mostrar o meu testemunho para ajudar outras mães a passarem pela prematuridade. Esse livro vai alcançar todas as mães que passam pela mesma experiência da UTI Neonatal”, ressalta.

O momento reuniu pais, profissionais, familiares da autora, entre outros participantes na Casa da Gestante. Regiane contou sua história, conversou com as mães, tirou dúvidas, relembrou seu tempo de internação e como fazia para passar pelos desafios e destacou o cuidado recebido por ela enquanto esteve na instituição. “Eu agradeço muito a todos da esquipe aqui do Hospital César Cals onde passei toda minha jornada intensa”, reconhece.

O evento de lançamento trouxe um incentivo ao integrar os ciclos de atividades de humanização pelas quais passam as mães e pais de filhos prematuros, além de gestantes acompanhadas pelo HGCC. “Essa é uma oportunidade de trazermos mensagens motivadoras, que ajudam as nossas mães a passarem por esses momentos difíceis, mas que são passageiros. Aqui procuramos dar todo suporte aos pais. Estamos felizes e gratos à Regiane por esse momento que já está na história do HGCC”, afirma Cláudia Hemerita, terapeuta ocupacional, coordenadora do Acolhimento Materno.

Gestantes, futuras mães, colaboadores da unidade e familiares de Regiane participaram da roda de conversa

A cozinheira Ana Paula Lima de Farias Pinto, 38, conversou com Regiane e disse se sentir mais motivada e confiante ao ouvir a narrativa dela. Os filhos de Ana Paula, também gêmeos, nasceram em 5 de janeiro. Passaram pela Unidade Neonatal, bem como pela Unidade Canguru. “Deus, por meio dela, me motivou mais. Aqui a gente está em segurança em todo momento. E eu achei muito boa a conversa com ela”, afirma.

Para a técnica de Enfermagem Regilane Sampaio Pinto, o evento também reconhece o papel desempenhado pelos profissionais. “Foi muito gratificante porque, primeiramente, tem que agradecer a Deus e segundo a ela por esse reconhecimento com os profissionais e pelo hospital em si. Esse é um hospital de muita importância para todos nós. Cada mãe que assistiu esse depoimento dela terão outra visão, com mais esperança e fortalecidas”, finaliza.