Seminário Aprece Novos Gestores 2025: Sesa apresenta os principais programas da Saúde do Estado em estande

28 de janeiro de 2025 - 17:13 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Kelly Garcia

O evento conta com um estande da Saúde do Ceará com informações sobre os programas desenvolvidos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participa do Seminário Aprece Novos Gestores 2025, que ocorre nesta terça (28) e quarta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará. O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), conta com um espaço da Saúde do Ceará, um estande com programação informativa sobre os projetos e ações da Saúde voltadas para os prefeitos recém-empossados ou reeleitos, assim como as suas equipes e agentes públicos.

Durante a manhã de terça-feira, os visitantes puderam conhecer mais sobre o Projeto “De Braços Abertos”. A orientadora da célula de Atenção Primária e Promoção de Saúde da Sesa, Juliana Borges, esteve presente apresentando o projeto. “O ‘De Braços Abertos’ busca aprimorar o trabalho da Atenção Primária à Saúde, promovendo mais eficiência no cuidado, através da qualificação permanente dos profissionais e gestores. A intenção é que o projeto esteja em todas as regiões do Estado até 2027, por isso é tão importante esse contato com os municípios”, pontuou.

O Projeto de Braços Abertos tem como eixos de execução ações de educação permanente, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do estado. Agindo por etapas, a implementação de cada eixo é fundamental para o bom andamento do programa e seu impacto direto na população. Até o momento, o projeto já está em atividade nas regiões do Litoral Leste e do Cariri. 

As mudanças na Atenção Primária já são percebidas na cidade de Potiretama, na região do Cariri, segundo a secretária da Saúde do município, Valcicleia Oliveira, que estava participando do evento da Aprece. “Reformulamos as centrais de esterilização nas Unidades Básicas de Saúde e isso teve um impacto importante. Com o De Braços Abertos, que já está em atividade na nossa região, podemos atender o paciente de uma forma integrada e atender às necessidades de cada um”, disse.

Em Pacoti, na região da Serra de Baturité, o projeto gerou boas expectativas na secretária de saúde da cidade, Nara Ribeiro. “Esperamos que em breve a nossa região possa ser beneficiada com esse projeto porque a Atenção Primária é a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Fortalecer esse atendimento traz muitos benefícios à nossa população”, destacou. 

Durante a manhã de terça-feira, os visitantes puderam conhecer mais sobre o Projeto “De Braços Abertos”

A secretária municipal da Saúde do município de Banabuiú, Tainá Oliveira, da região do Sertão Central, enxerga o projeto De Braços Abertos como uma excelente oportunidade de aprimoramento para o atendimento na Saúde Básica. “Recebemos aqui a notícia de que existe a previsão de o projeto chegar até a nossa região no segundo semestre. Será um grande apoio para a Atenção Primária em nosso município”, ressaltou.

Programação

Na tarde de terça, a programação seguiu  com orientações sobre como funcionam os convênios, a regulação das Redes de Saúde e os Consórcios Públicos. Nesta quarta-feira (29), a programação do estande inclui informações sobre a Imunização (das 8h às 11h), a Rede da Pessoa com Deficiência, o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e a Rede Alyne (das 11h às 13h) e a Assistência Farmacêutica (das 13h às 17h).