Janeiro Branco: pausas no dia são importantes para a saúde mental e a produtividade no trabalho
10 de janeiro de 2025 - 16:08 #ansiedade #Depressão #janeiro branco #saúde laboral #saúde mental #Síndrome de burnout
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos:Evelyn Ferreira e Kelly Garcia
Para a assistente social Cleide Nogueira, que atua na Central de Regulação da Sesa, um dos momentos mais esperados da semana é o da ginástica laboral
Fazer pausas na rotina é fundamental para ter mais produtividade no ambiente laboral. Ouvir música, ler ou fazer exercícios nos momentos de respiro tem um impacto bastante significativo na saúde mental das pessoas, segundo o psicólogo Danilo Montenegro, que trabalha no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
“Essas pausas são formas de autocuidado e trazem relaxamento, equilíbrio emocional e redução do estresse, porque transportam a mente para outras realidades”, explica.
Para a assistente social Cleide Nogueira, que atua na Central de Regulação da Sesa, um dos momentos mais esperados da semana é o da ginástica laboral. Com uma rotina muito corrida, que inclui dois turnos de trabalho fora de casa, esse é um dos poucos momentos de respiro. “Nós, que somos donas de casa, quando chegamos em casa, temos a família, temos outro expediente. Por isso, procuro sempre fazer a ginástica”, relata.
De acordo com o psicólogo, hábitos simples, como organizar as tarefas a serem realizadas e personalizar o seu ambiente de trabalho podem fazer toda a diferença. “A organização e o planejamento, assim como desconectar do que tira a atenção e fazer pausas ajudam a melhorar o estresse no ambiente de trabalho”, diz.
Sintomas de alerta
O psicólogo Danilo Montenegro orienta que sentimentos como preocupação excessiva, taquicardia e irritação podem ser sinais de que a pessoa precisa procurar ajuda profissional. “Se esses sentimentos estão atrapalhando suas rotinas diárias, é necessário buscar ajuda médica, para avaliar e orientar o melhor tratamento”.
Entre os transtornos mentais mais comuns, estão a ansiedade, a depressão e a síndrome de burnout. “O grande sintoma da ansiedade é a preocupação excessiva, mas as pessoas também podem apresentar falta de ar e sensação de morte. Já na depressão, a pessoa se isola e passa a não ter mais prazer em atividades que antes eram agradáveis. Podem ocorrer alterações no apetite”, exemplifica.
A síndrome de burnout, por sua vez, traz a fadiga extrema como principal sinal. “A pessoa sente exaustão, sensação de esgotamento, distanciamento com relação ao trabalho, redução da eficiência e irritabilidade extrema”.
Alternativas para reduzir o estresse
Dar uma volta em uma praça, caminhar na praia, ver uma exposição, assistir um seriado ou mesmo conversar com os amigos são alternativas que trazem redução do estresse e ainda estimulam a criatividade e o autocuidado, conforme o psicólogo do HSM.
Olhar o mar, sozinho, seja antes ou depois do trabalho, ajuda a trazer mais autocontrole. “O som das ondas e a brisa do mar ativam o sistema límbico, que regula as emoções, o comportamento, a motivação e a memória. Esses momentos de introspecção permitem que a pessoa se reconecte consigo”, disse o psicólogo.
Já apresentações musicais e exposições ativam a criatividade. “As programações culturais promovem um escape da monotonia do dia a dia, além de ampliar o repertório intelectual e estimular a criatividade, a memória e a capacidade de concentração”, afirma.
A auxiliar de escritório Mariana Clemente aproveita o horário do almoço para se desligar do trabalho. Nesses momentos, geralmente lê algo ou assiste um episódio de um seriado. “A distração proporcionada pela série me ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, pois a imersão em uma história fictícia me proporciona um escape temporário dos problemas do dia a dia”.
A auxiliar de escritório Mariana Clemente aproveita o horário do almoço para se desligar do trabalho
Para driblar a pressão do cotidiano, a assistente administrativa Lígia Nogueira, gosta de ler, praticar atividade física regularmente e encontrar os amigos. “Parece clichê, mas você se saber amado traz segurança e conforto. Amigos são o bem importante nesses momentos também. No trabalho, na hora do almoço, meus amigos e eu sempre nos vemos para ver uma série ou caminhar até a Ponte dos Ingleses”.
Programação cultural gratuita
Vários equipamentos culturais do Governo do Estado possuem programação acessível e com entrada franca na hora do almoço e em horário comercial.
Na Praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81) e a Biblioteca Estadual do Ceará (Avenida. Pres. Castelo Branco, 255) funcionam a partir das 9h, de terça a domingo.
No Centro de Fortaleza, o complexo cultural da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540) abre de sexta-feira a domingo, às 10h.
O Museu da Imagem e do Som (Avenida Barão de Studart, 410) também é opção gratuita de programação cultural no Meireles, de quarta (a partir das 10h) a domingo (após às 13h).