Helv lança cartilha sobre direitos e deveres de quem utiliza serviços de saúde na unidade
29 de novembro de 2024 - 15:22 #cartilha #Direitos e Deveres #Lançamento
Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Isabelle Azevedo
Hospital realizou ação com acompanhantes e cuidadores para apresentar cartilha de direitos e deveres
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, elaborou uma cartilha com orientações sobre os direitos e deveres de quem busca atendimento na unidade. A publicação foi apresentada oficialmente na última quinta-feira (28), por meio de uma ação no ambulatório e na recepção do hospital.
A ouvidora em Saúde do Helv, Elisabete Almeida, explica que o objetivo do material é divulgar a Portaria nº 1.820, de 2009, do Ministério da Saúde, que versa sobre os direitos e deveres das pessoas que usam o serviço. “O Helv desenvolveu uma cartilha própria para fortalecer essa informação. A ideia é não apenas divulgar essas garantias e obrigações, mas também ajudar os pacientes e acompanhantes a entenderem como seus deveres podem contribuir para o tratamento e para o funcionamento do serviço”, pontuou.
A iniciativa também foi divulgada durante o projeto Cidadão Consciente. Realizada pelo Helv, por meio de parceira entre o Serviço Social e a Ouvidoria, o momento é conduzido mensalmente por profissionais que informam aos acompanhantes e pacientes sobre direitos, deveres, normas e rotinas relacionadas à estadia no hospital, como também trata de temáticas importantes para a comunidade hospitalar.
A cuidadora Valéria Neto, 31, assistiu à apresentação da cartilha de forma atenta e participou da dinâmica elaborada no local. “Eu conhecia apenas alguns direitos. Outros foram abordados aqui de forma mais detalhada. Isso me ajudou a ter uma noção mais clara, tanto dos direitos quanto dos deveres. Achei esse momento muito legal, gratificante e descontraído. Foi muito positivo para mim. Com certeza vou buscar cumprir meus deveres e também exercer meus direitos”, afirmou.
Valéria Neto (ao centro) diz que vai procurar cumprir os deveres e buscar mais os direitos
Marco histórico
A diretora administrativa do Helv, Rafaela Neres, destacou que o novo material representa um marco importante para a instituição. Segundo Neres, o hospital, que teve sua origem durante a pandemia de covid-19, está em uma nova fase, consolidando o atendimento ao paciente cirúrgico, clínico e de UTI.
“Quando uma unidade hospitalar se propõe a divulgar amplamente os direitos dos pacientes, o que ocorre é que essas garantias passam a ser cada vez mais exigidas. Para isso, a instituição precisa estar plenamente preparada, madura e comprometida em reconhecer e prover todos os direitos já estabelecidos“, enfatizou a diretora.
A ouvidora em saúde do Helv, Elisabete Almeida, explica que em caso de necessidade, o usuário pode buscar o Serviço Social, que irá mediar a situação junto à equipe multiprofissional. “Se necessário, ele também pode procurar diretamente a ouvidoria para relatar sua experiência. A ouvidoria analisará a situação, investigará o ocorrido e fornecerá uma resposta. Na cartilha, incluímos uma página com os principais contatos do hospital, incluindo o telefone da ouvidoria”, ponderou.
Para a coordenadora do Serviço Social do Helv, Danielle Claudio, a publicação vai contribuir para que o trabalho das assistentes sociais seja mais efetivo. “A cartilha complementa nossas atribuições, que incluem explicar aos pacientes e acompanhantes as normas e rotinas do hospital, seus direitos e o que eles podem acessar. Com a cartilha, vamos conseguir reforçar e qualificar o entendimento dos usuários sobre esses pontos. Isso facilita uma relação harmoniosa entre os pacientes, os funcionários, e a equipe assistencial, como enfermeiros, médicos e a equipe multiprofissional”, explicou.
Cartilha
A publicação, ilustrada e com linguagem acessível, foi elaborada pelo Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp) do Helv. O grupo multidisciplinar objetiva melhorar a experiência no uso dos serviços de saúde e contribui para a humanização do atendimento.
A cartilha está disponível em exemplares físicos nas clínicas e recepções do hospital e em QR codes espalhados em cartazes.