Consciência negra: Saúde do Ceará integra plano de ações voltadas para comunidades quilombolas
22 de novembro de 2024 - 15:58 #Consciência Negra #povos quilombolas #Vacinação
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos:Fátima Holanda
A moradora da comunidade de Alto Alegre, em Horizonte, Gabriele Gadelha, de 36 anos, aproveitou a data para se imunizar contra a gripe e o tétano
Como parte das programações pelo mês da Consciência Negra, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, a live “Vacinação e Igualdade: Caminhos para a Saúde nas Comunidades Quilombolas”, no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
O evento on-line integra a “Semana da intensificação da vacinação nas comunidades quilombolas”, que iniciou nesta sexta-feira (22), com atividades em Horizonte. O objetivo, segundo a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, é promover um diálogo integrado sobre vacinação, políticas de saúde, acesso e equidade na imunização.
Entre os desafios específicos dessas comunidades, está a localização desses povos nos municípios, o que pode dificultar o acesso às campanhas de vacinação. “A população quilombola pode estar em diferentes situações territoriais: tanto em áreas urbanas ou rurais, quanto dentro ou fora de territórios oficialmente delimitados. Por isso, é fundamental otimizar as oportunidades de atualização da situação vacinal, visando a garantia do acesso às vacinas”, pontua.
Na terça-feira (26), a equipe da Coimu irá visitar as comunidades quilombolas do Cumbe e de Ubaranas, em Aracati, para realizar a vacinação das pessoas interessadas.
Ações em Horizonte
Nesta sexta-feira (22), a Sesa participou das atividades do Projeto Acolher, na comunidade quilombola de Alto Alegre, em Horizonte.
O evento contou com a presença do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto e de trabalhadores da Coordenadoria de Imunização. O personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação, divertiu as crianças presentes.
Para o secretário, as parcerias da Sesa com outras pastas do Governo contribuem para a promoção da Saúde. “A gente tem trabalhado com diversas secretarias do Governo do Ceará nesse sentido de realizar parcerias. Nesse caso, com a Secretaria de Igualdade Racial, contribuímos nessa questão específica das comunidades quilombolas, com a vacinação e a vigilância”, afirma.
Para o secretário, as parcerias da Sesa com outras pastas do Governo contribuem para a promoção da Saúde
A moradora da comunidade de Alto Alegre, Gabriele Gadelha, de 36 anos, aproveitou a data para se imunizar contra a gripe e o tétano. “É importante se vacinar, pois, dessa forma, podemos nos prevenir contra as doenças. É sempre bom estar com a caderneta de vacinação atualizada”, disse.
A secretária municipal de Saúde de Horizonte, Ana Cláudia França, destacou a importância da parceria entre o município e o Estado nessa ação. “Essa integração é de fundamental importância e, para atualizar o maior número possível de cartões de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Participamos com nossa equipe técnica”.
O personagem Zé Gotinha, símbolo da vacinação, divertiu as crianças presentes
Promoção da Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial (Seir), o Projeto Acolher teve a contribuição de vários órgãos estaduais e empresas privadas, para trazer serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico para a população.