Campanha de vacinação antirrábica segue até dezembro no Ceará

14 de novembro de 2024 - 16:19 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Arquivo Sesa

Com a meta de vacinar 2,5 milhões de animais em todo o Estado, sendo cerca de 1,5 milhão de cachorros e mais de 900 mil gatos, a campanha de vacinação contra a raiva irá se estender até o dia 27 de dezembro, no Ceará. 

De acordo com o articulador do Grupo de Trabalho de Controle da Raiva da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Bergson Moura, o combate à doença passa pela imunização anual dos animais. “O programa de vigilância e controle da raiva visa fazer a prevenção da doença, por meio das campanhas de vacinação anuais, nas zonas urbanas e rurais. A meta é vacinar o maior número de animais em menos tempo. Nosso objetivo é vacinar pelo menos 80% dos cachorros e gatos no Estado até o fim de dezembro”.

O Dia D da vacinação foi realizado em todos os 184 municípios cearenses no último dia 9, data de início da campanha em todo o estado

A imunização ocorre anualmente. Para receber a vacina, o animal precisa estar saudável e ter mais de dois meses de vida. “Qualquer cão ou gato pode ser vacinado, exceto aqueles que se encontram doentes. A idade mínima é de dois meses, seguida de uma dose de reforço. Lembrando que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva”, destaca Bergson. 

Durante a vacinação, os proprietários devem adotar algumas medidas de segurança. “O cão deve estar devidamente com guia e coleira. Em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas. Dessa forma, o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes”, explica.

O articulador também anuncia que, até o fim da campanha, em 27 de dezembro, cada município segue em planejamento de ações para atingir as metas. “Até o final deste ano, a campanha no meio urbano continuará e, dependendo do município, será casa a casa ou por meio de eventos nas praças públicas”, informou.

A Sesa não registra casos de raiva humana desde 2023. Já em animais, ocorreram 94 casos em 2023 e, até o dia 8 de novembro deste ano, foram 87 casos. 

Sinais e sintomas

A raiva é causada por um vírus que tende a migrar para o sistema nervoso central. Nos humanos, a condição pode causar um quadro de encefalite [inflamação no cérebro] aguda, resultando em alta taxa de letalidade: aproximadamente 100% dos casos são fatais.

Dentre os principais sinais e sintomas da doença em humanos, destaca-se a dificuldade de engolir (alimento, água ou saliva), fotofobia (desconforto visual em relação à claridade), tremores involuntários e salivação excessiva. Em animais domésticos, como cães e gatos, também ocorre salivação em excesso associada à agressividade ou à mudança comportamental.

A Sesa orienta a população sobre os cuidados para evitar acidentes com animais infectados com o vírus rábico. Além de vacinar o cachorro e o gato, deve-se ter cautela diante do contato com mamíferos desconhecidos, por exemplo.

Leia mais: Raiva humana: vacina é a principal medida de prevenção contra a doença