Saúde do Ceará promove oficina de capacitação para a Vigilância Sanitária

13 de novembro de 2024 - 16:29 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos:Kelly Garcia

O evento, promovido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa, tem o objetivo de capacitar os técnicos da área no sistema de Conjunto Mínimo de Dados (CMD)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), a Oficina Estadual de Vigilância Sanitária, em Fortaleza. O evento, promovido pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) da Sesa, tem o objetivo de capacitar os técnicos da área no sistema de Conjunto Mínimo de Dados (CMD), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O sistema pretende conhecer melhor o perfil das ocorrências e dos próprios técnicos envolvidos nesse trabalho. Profissionais de Fortaleza e das Coordenadorias de Área Descentralizada (Coads) do Eusébio e de Caucaia integram a capacitação. 

Ao fim da Oficina, os participantes irão construir um documento sobre a implantação desse sistema, expondo os pontos fracos e fortes da contribuição do CMD para os processos de trabalho da área.

Segundo a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, a intenção é divulgar esse sistema de informações e, assim, alinhar o trabalho e os dados desse setor nos municípios. “Chamamos os coordenadores das superintendências regionais e das Coads, assim como os representantes da Vigilância Sanitária do Eusébio e de Caucaia, para que outros possam aderir a esse novo sistema, porque a decisão é de cada município”, disse.

A técnica de Vigilância Sanitária, Jane Cris Cunha, também informou que a oficina irá contribuir para aumentar o número de municípios cadastrados no sistema. “Até o fim do ano, queremos estar com pelo menos metade dos municípios do Estado cadastrados e ele funciona como sistemas que já estão funcionando na saúde, como a Rede Nacional de Dados em Saúde”, pontua.

De acordo com a especialista em Vigilância Sanitária da Anvisa, que integra a coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Fátima Ferreira, até o momento, nove estados estão integrados ao CMD. “Estamos trabalhando para expandir nossa base de dados. Por isso, estamos indo às outras regiões, para ampliar o número de municípios cadastrados”.

A coordenadora de Vigilância Sanitária do Eusébio, Adriana Bezerra, participou do evento

Com essa capacitação, a coordenadora de Vigilância Sanitária do Eusébio, Adriana Bezerra, que participou de evento, acredita que será possível integrar melhor o trabalho da cidade em que atua às demais regiões e, assim, fazer um melhor planejamento das ações. “Em caso de algum surto suspeito em um município vizinho, por exemplo, poderemos nos adiantar e fazer um bloqueio mais eficiente. E, com isso, planejar uma ação mais eficaz”, diz.