Semana da prematuridade: atividades de sensibilização marcam abertura do Novembro Roxo no HGCC
1 de novembro de 2024 - 11:40 #hgcc #Novembro Roxo #prematuridade #Semana da Prematuridade
Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Foto: Thiago Freitas/ Arquivo HGCC
Arte gráfica: Iza Machado e Thiago Freitas
Uma semana de atividades para sensibilizar sobre a prematuridade. A programação marca a abertura do Novembro Roxo no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A campanha internacional de sensibilização sobre a prematuridade visa discutir os desafios dos nascimentos prematuros em todo o mundo. Na Sesa, o tema será “Cada prematuro é único. Cada cuidado faz a diferença”.
As atividades iniciam na terça-feira (5), com um momento de registro fotográfico de mães, bebês e profissionais, em frente à entrada principal do HGCC, às 8h30, na Avenida Imperador, 545, Centro.
Um bebê é considerado prematuro quando nasce entre a 34ª e 36ª semana de idade gestacional (Foto: Thiago Freitas/ Arquivo HGCC)
Em seguida, acontece a caminhada dos pais e seus filhos pelos corredores principais do hospital, como forma de reconhecer a superação das crianças nascidas prematuras, que venceram as etapas do tratamento e são testemunhas dessa recuperação. Profissionais estarão em pontos estratégicos e farão o corredor de palmas para a passagem de cada família. Será uma forma de homenagear os pequenos. A caminhada encerra com o desfile das crianças, com a faixa da prematuridade, no jardim interno.
O evento de abertura conta ainda com exposição dos “Dez Passos para o Cuidado Neonatal”. Proposto pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, o conjunto de diretrizes apresenta recomendações que têm a finalidade de qualificar a atenção ao recém-nascido e sua família. Da programação, constam também depoimentos de mães, apresentação musical e fala sobre o tema desse ano.
Em 2024, de janeiro a outubro, o Serviço de Neonatologia do HGCC registrou a internação de 947 recém-nascidos na Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) e de 762 recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). O Centro de Neonatologia do HGCC, que conta ainda com a Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa) é referência para bebês prematuros e prematuros extremos.