HGF inicia campanha Novembro Azul focada nos cuidados com a saúde masculina

1 de novembro de 2024 - 14:51 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Luã Diógenes

Preconceito é a principal causa dos homens não procurarem um atendimento médico 

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou, na manhã desta sexta-feira (1º), as atividades da campanha Novembro Azul. Ao longo do mês, serão realizadas palestras e ações educativas voltadas para a conscientização sobre a saúde masculina e o combate ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o terceiro mais incidente no Brasil, atrás apenas dos cânceres de pele não melanoma e de mama. O órgão estima que, nos próximos três anos, mais de 72 mil novos casos da doença serão diagnosticados.

Marcos Flávio Rocha, chefe do serviço de Urologia do HGF, destaca a importância do diagnóstico precoce no tratamento: “Os exames, tanto o sanguíneo quanto o de toque, são as únicas formas de garantir o diagnóstico de câncer de próstata.” Ele alerta: “É fundamental que se realize avaliações médicas anuais e haja engajamento nessa luta pela vida e pela própria saúde”.

Cuidados redobrados

Durante todo o mês, o HGF promoverá atividades voltadas não apenas ao combate do câncer de próstata, mas também a outras doenças que afetam os homens. Essa ampliação de serviços está sendo adotada globalmente para que a saúde masculina receba maior atenção em novembro.

“Anteriormente, o mês de novembro era dedicado exclusivamente ao câncer de próstata. Hoje, ampliamos o foco para incluir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que afetam muitos homens, além de outros problemas urológicos”, afirma o médico. “Nossa missão é reduzir esses números e promover a conscientização”.

Atividades irão acontecer durante todo o mês de novembro

O HGF se destaca como a única unidade de emergência no estado com um atendimento especializado em urologia, resultando em uma demanda crescente pelos seus serviços. A equipe realiza mais de cem cirurgias de emergência mensalmente. O setor opera em três turnos (manhã, tarde e noite) e realiza cirurgias também aos sábados. Nesses dias, a equipe consegue atender de 10 a 12 pacientes, garantindo que todos recebam o cuidado necessário.