Em parceria com o Samu 192 Ceará, ESP/CE inicia Curso de Aperfeiçoamento em Construção de Protocolos de Regulação de Urgência
1 de novembro de 2024 - 15:15 #ESP/CE #SAMU 192 Ceará
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto e Vídeo: Raiane Ferreira
A capacitação contempla 30 enfermeiros e médicos atuantes nas CRUs de Eusébio, Juazeiro do Norte e Sobral
A eficácia do atendimento pré-hospitalar – aquele realizado quando um profissional orienta o usuário sobre os primeiros socorros e envia, se necessário, ambulância com a equipe de saúde – pode ser determinante para salvar vidas durante uma urgência médica.
Pensando na qualificação dos profissionais que atuam nesse contexto, via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou, nessa quinta-feira (31), as atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento em Construção de Protocolos de Regulação de Urgência do Samu.
Ao todo, 30 trabalhadores do programa, entre enfermeiros e médicos, atuantes nas Centrais de Regulação de Urgência (CRUs) de Juazeiro do Norte, Sobral e Eusébio, são contemplados pela iniciativa.
Com duração de 180 horas, a capacitação será ministrada na modalidade híbrida, por meio de encontros presenciais e aulas on-line, permitindo que os participantes potencializem conhecimentos e desenvolvam, coletivamente, novos fluxos e processos de trabalho relacionados às centrais.
O enfermeiro Jailson Moreira, 34, é um dos alunos da turma. Há dois anos atuando na gerência de frota da CRU de Sobral, ele afirma que essa é uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento das práticas no território. Assista ao depoimento:
A aula inaugural do projeto educacional aconteceu na sede da ESP/CE, em Fortaleza, e foi conduzida pelo diretor técnico do Samu 192 Ceará, Luciano Quental. Na ocasião, o gestor falou sobre as especificidades do diagnóstico situacional das CRUs e fez uma contextualização histórica do serviço de atendimento pré-hospitalar cearense. Ouça mais detalhes.
Ao concluir os módulos didáticos, o grupo deverá apresentar, como produto final, uma série de protocolos para padronizar e atualizar as ações entre as centrais de regulação, garantindo segurança e organização na assistência aos usuários.
Aula inaugural foi conduzida pelo diretor técnico do Samu 192 Ceará, Luciano Quental
Colaboração interprofissional
Diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, ressalta o caráter intersetorial e colaborativo do curso e os reflexos na melhoria do serviço.
“Nosso maior objetivo é fazer uma verdadeira transformação das práticas. E, ao fim dessa jornada, teremos um produto extremamente valioso, que são esses protocolos, aperfeiçoando a regulação de urgência”, conclui.
As tratativas para a realização da iniciativa tiveram início ainda em 2023, após o Samu ter buscado a ESP/CE, a fim de consolidar a parceria entre as instituições. Além da coordenação da Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps), a Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) e a Diretoria de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde (Dicit) da autarquia deram suporte técnico às atividades.