Programa de Pesquisas para o SUS: Sesa realiza círculo de diálogo de trabalhos sobre o cuidado oncológico
28 de outubro de 2024 - 17:15 #oncologia #Programa de Pesquisas para o SUS
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Kelly Garcia
O evento ocorreu durante todo o dia e teve como público-alvo pesquisadores do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS/CE)
Com o objetivo de promover o diálogo entre pesquisadores, gestores e profissionais de saúde sobre atenção, prevenção e qualidade do cuidado oncológico, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (28), mais uma edição do Círculo de Diálogo Temático de Pesquisa, em Fortaleza. A intenção do encontro é integrar teoria e prática e, assim, trazer melhorias para os serviços de saúde e mais qualidade de vida à população.
Para a titular da Secretaria Executiva da Atenção Primária e de Políticas de Saúde, Vaudelice Mota, é importante que os serviços de saúde sejam orientados também pelas pesquisas científicas. “Sabemos da importância da academia, que pode orientar e organizar melhor a disponibilização dos nossos serviços de saúde”. Ela lembra que nesta edição, o tema foi escolhido por causa da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, “De outubro a outubro rosa”. “Esse é o nosso terceiro ciclo de diálogos e estamos alinhando de acordo com o tema do mês. Em outras ocasiões, trabalhamos a Saúde Mental e a Atenção Primária”, disse.
O evento ocorreu durante todo o dia e teve como público-alvo pesquisadores do Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS/CE) e dos programas de Pós-Graduação de instituições de ensino, assim como integrantes dos Conselhos de Saúde e demais interessados no tema.
De acordo com a coordenadora da Política de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde da Sesa, Silvia Bonfim, o evento também estimula o diálogo entre pesquisadores e gestores. “O conhecimento teórico e metodológico dessas pesquisas pode ajudar a adaptar e melhorar nossas ações. Por isso, participam, além dos pesquisadores, também profissionais da Vigilância, da Atenção à Saúde e das Superintendências Regionais”, explica.
O Círculo de Diálogo Temático de Pesquisa estimula o diálogo entre pesquisadores e gestores
Entre os temas abordados, estiveram: a qualidade do cuidado oncológico; itinerários terapêuticos no compartilhamento virtual desse cuidado; e a influência do estilo de vida na mortalidade por câncer de mama em mulheres jovens.
A médica endocrinologista Ana Rosa Quidute, da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou a pesquisa “Obesidade como fator de risco para população com predisposição genética ao câncer” durante o evento. Segundo ela, o financiamento foi fundamental para o bom andamento das pesquisas. “A verba do PPSUS propiciou a análise genética precoce de indivíduos portadores da neoplasia endócrina múltipla, doença genética associada ao câncer que pode ser passada aos filhos dessas pessoas”, disse.
A neoplasia endócrina múltipla é considerada uma condição rara. De acordo com a pesquisadora, um dos fatores para a incidência de algumas doenças raras no Ceará foi a alta frequência de casamentos consanguíneos, especialmente no passado, quando esse hábito era mais comum, por questões territoriais.
Ao fim do evento, os pesquisadores e gestores alinharam os encaminhamentos em um documento, reunindo as discussões do dia, que serão somadas às discussões dos próximos encontros.
Sobre o PPSUS
Criado em 2004, o Programa Pesquisa para o SUS é realizado a partir da publicação de editais bienais e envolve parcerias no âmbito federal (CNPq) e estadual. No caso do Ceará, estão envolvidas a Sesa, o Ministério da Saúde e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que é o agente executor do Programa. Ambas as pastas gerenciam os editais para seleção de projetos de pesquisa.
Os projetos do PPSUS podem ter vigência de até 24 meses e incluem a possibilidade de concessão de bolsas de modalidades voltadas para o grau de instrução dos beneficiados. Podem apresentar propostas, pesquisadores doutores ligados à área da saúde e vinculados a uma instituição científica ou tecnológica situada no Estado do Ceará.
Ao fim do evento, os pesquisadores e gestores alinharam os encaminhamentos em um documento, reunindo as discussões do dia
O PPSUS promove a integração de instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia, ampliando o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Entre os seus principais objetivos, está contribuir para a redução das desigualdades regionais na área da ciência e tecnologia em saúde, fortalecer a capacidade de gestão da política científica e tecnológica em saúde nos estados e descentralizar recursos em busca de equidade e respeito às vocações regionais.