HGF recebe Fórum Regional de Qualificação da Assistência Farmacêutica
18 de outubro de 2024 - 11:14 #farmácia #Fórum #HGF
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins
Fotos: Felipe Martins e Joelton Barboza
Hospital é um centro de distribuição de medicamentos para todo o Ceará (Foto: Felipe Martins)
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebe, no próximo dia 22 de outubro, o Fórum Regional de Qualificação da Assistência Farmacêutica. O evento, promovido pela Sesa, visa promover o treinamento de profissionais, a atualização de protocolos de dispensação de medicações na unidade e a integração do cuidado entre os farmacêuticos.
A iniciativa é da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps), por meio da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf), e já vem acontecendo em todas as regiões de saúde do Estado.
Primeira edição aconteceu em maio, no Hospital Regional Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte (Foto: Joelton Barboza)
Entre os temas que serão abordados, estão os fluxos de acesso dos medicamentos e o cuidado farmacêutico, que constitui a ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário.
De acordo com a titular da Copaf, Fernanda Cabral, a intenção é fortalecer a rede. “Nosso objetivo é conseguir alcançar ações de educação permanente e continuada de forma descentralizada, proporcionando aos prescritores dos medicamentos contemplados nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) dos ambulatórios, farmacêuticos do Ceaf e gestores de saúde o acesso à qualificação em Assistência Farmacêutica”, explica.
O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) foi construído a partir da necessidade da ampliação do acesso aos medicamentos e da cobertura do tratamento medicamentoso, seja para ajustar as linhas de cuidado para as doenças já tratadas ou para ampliar o escopo de doenças a serem contempladas. A principal característica do Componente é a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em âmbito ambulatorial, por meio das diferentes linhas de cuidado definidas nos PCDT.
O evento é aberto para profissionais de farmácia e médicos prescritores do hospital.