Elo entre população e Governo: entenda o papel da Ouvidoria-Geral da Sesa

4 de outubro de 2024 - 13:24 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Evelyn Ferreira

Márcia Monteiro, ouvidora-geral da Sesa, e Valniza Araújo, assessora técnica da Ouvidoria da Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) possui um canal de comunicação entre a população e o poder público. A Ouvidoria-Geral é um instrumento da gestão pública para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos. O órgão é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e pedidos de informações relativos ao atendimento prestado pelas unidades estaduais de saúde.

Receber e examinar as manifestações da população relacionadas às ações e aos serviços de proteção, promoção e recuperação da saúde sob responsabilidade da Rede Sesa é uma das atribuições da ouvidoria.

Márcia Monteiro, ouvidora-geral da Sesa, explica que a Secretaria vem implementando ações de descentralização do serviço em todo o estado. Atualmente, a Sesa possui uma rede formada por 79 ouvidorias, incluindo a Ouvidoria-Geral.

Uma vez recebidas as manifestações, cabe aos profissionais que compõem a ouvidoria encaminhar as demandas aos órgãos competentes e acompanhar a solução, buscando dar respostas à população.

“Às vezes é uma coisinha simples que eles querem. Uma melhoria no atendimento, que a pessoa seja mais sorridente, que atenda melhor. Às vezes uma sugestão de colocar uma coberta em algum local, uma coisa simples e viável de fazer que vai melhorar o atendimento daquele cidadão”, relata Márcia.

Valniza Araújo, assessora técnica da Ouvidoria da Sesa, afirma que é importante haver um entendimento dos gestores de que o setor é um aliado para que seja entregue o melhor serviço para a população.

“Se o gestor bem souber utilizar todos os dados que a Ouvidoria tem, ele vai entender que aquela solicitação ou sugestão é uma ferramenta para ele saber onde é que ele tem que intervir para melhorar aquele serviço ou aquela ação. E a partir do momento em que o cidadão nos procura para elogiar determinado serviço, o gestor também vai saber onde é que ele pode fortalecer aquela ação para melhorar ainda mais”, explica Valniza.

 

O cidadão pode ser atendido presencialmente na sede da Ouvidoria da Sesa das 8 às 12h e das 13 às 17h

Ações pioneiras

Desde 2007, a Ouvidoria-Geral da Sesa promove o Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS (Focos). O evento congrega ouvidores do SUS e articuladores do Sistema OuvidorSUS nos municípios cearenses e realiza atividades periódicas.

Márcia Monteiro destaca ainda o Ciclo de Qualificação das Ouvidorias da Rede, que realiza cinco oficinas todos os anos para tratar de temas relevantes para os profissionais que atuam nas ouvidorias do estado.

Ela também explica que a Saúde foi a primeira no estado a criar uma rede de ouvidorias e que o modelo inspirou a rede criada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

Canais de comunicação

O cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria da Sesa por meio do telefone 0800 275 1520, ou, ainda, pela Central da Ouvidoria-geral do SUS/MS (136) e pela Central da Plataforma Ceará Transparente (155). O cidadão também pode enviar e-mail para  ouvidoriasesa@saude.ce.gov.br.

Quem preferir, o atendimento presencial na Ouvidoria-Geral da Sesa é realizado das 8 às 12h e das 13 às 17h, na Avenida Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema.

Acesse

Plataforma Ceará Transparente
https://cearatransparente.ce.gov.br/

Sistema Ouvidor SUS
http://ouvprod02.saude.gov.br/ouvidor/LoginAtendimento.do