HGF realiza confraternização para pacientes transplantados em alusão ao Setembro Verde
25 de setembro de 2024 - 16:13 #Gastroenterologia #Hepatologia #HGF #setembro verde #transplante
Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Luã Diógenes
Profissionais compartilharam suas histórias de superação durante a confraternização promovida
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, na última terça-feira (24), uma confraternização voltada para pacientes que passaram por transplante de fígado e estão em fase de recuperação. O evento, promovido pelo serviço de Transplante Hepático da unidade, faz alusão ao Setembro Verde, mês que visa aumentar a conscientização sobre a doação de órgãos.
A médica gastroenterologista do serviço de Transplante Hepático do HGF, Ana de Lourdes Oliveira, destacou a relevância de momentos como este para celebrar a data: “Setembro Verde é uma oportunidade que temos de esclarecer para familiares e potenciais doadores como funciona o serviço de transplante e que esse simples ato salva muitas vidas”.
O evento destacou o fortalecimento da esperança e o apoio mútuo entre aqueles que vivenciam a recuperação após o transplante. Os pacientes e profissionais de saúde compartilharam suas histórias, permitindo que todos se sentissem mais conectados em suas jornadas.
“A ação de hoje é um estímulo aos que foram transplantados, para continuarem lutando; e aos que estão na fila, para não perderem a esperança de conseguir sua doação e ter um novo futuro”, completa Ana de Lourdes.
Além do apoio aos pacientes, a confraternização buscou também conscientizar os profissionais do HGF sobre a importância do acolhimento. “O cuidado com os pacientes vai além dos procedimentos médicos, envolvem também aspectos emocionais e sociais”, ressalta a médica. A iniciativa da equipe reforça a doação de órgãos como uma questão de solidariedade, que faz a diferença na vida de muitas pessoas.
Seja um doador de órgãos
Para doar órgãos e tecidos, é necessário que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo, pois a família é quem vai autorizar a doação. O Ceará realiza transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.