Sesa realiza reunião de avaliação e monitoramento de ações

17 de setembro de 2024 - 14:17 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Evelyn Ferreira
Fotos:Evelyn Ferreira e Fátima Holanda

A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, participou do encontro que avaliou as ações da Secretaria

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, nesta terça-feira (17), a 2ª Oficina de Monitoramento e Avaliação Estratégica. O evento contou com a participação de todas as lideranças da Secretaria, alinhadas com os compromissos da Agenda Estratégica da Sesa. O evento é realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip).

Durante o encontro, a secretária da Sesa, Tânia Mara Coelho, afirmou que o momento é importante para conhecer o que vem sendo feito pelos diversos setores da Secretaria e buscar avanços em todas as áreas.

“Além de ser um momento de integração, de articulação, no qual nossos colaboradores conseguem ver os dados, analisar, criticar, sugerir, para que a gente possa, cada vez mais, melhorar enquanto Secretaria de Saúde do Estado e, principalmente, para dar uma atenção de qualidade para a população cearense”, disse a secretária.

Gestores e coordenadores pontuaram os avanços de cada setor

Fernanda França Cabral, coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde, da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps), participou do encontro e diz que avaliar constantemente os indicadores ajuda na identificação de pontos de melhoria.

“A gente entende como importantíssimos esses indicadores porque a Assistência Farmacêutica é transversal em todos os níveis de atenção. Então, ela perpassa o nível primário, secundário e terciário. É de suma importância que a gente fique visitando esses indicadores de forma permanente para que a gente identifique oportunidades de melhorias e acompanhamento para ver o grau de satisfação”, afirmou a coordenadora.

O titular da Codip, Thales Veras, explica que esta é a segunda edição da oficina. Compareceram gestores, coordenadores, representantes de áreas técnicas e articuladores de planejamento. O próximo passo será ouvir as unidades de saúde em encontro nos dias 26 e 27 de setembro.

“A gente também tem esse movimento com as unidades de saúde de avaliar os resultados dessas unidades, como é que está se comportando o desempenho dessas unidades de saúde, o que é que a gente, nesse percurso de avaliação, precisa saber e como a gente pretende redirecionar a estratégia para conseguir atingir os objetivos que estão postos nos compromissos e melhorar a saúde do cidadão e a saúde pública do estado do Ceará”, comentou o coordenador.