Hospital de Saúde Mental realiza treinamento de habilidades sociais para autistas adultos; inscrições seguem até terça (17)
13 de setembro de 2024 - 09:48 #autismo #saúde mental #Treinamento
Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e foto: Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa
A dona de casa A.L.S (que não quis ser identificada pelo nome), 32, foi diagnosticada com autismo há pouco mais de um ano. Desde então, vem aprendendo a lidar com as dificuldades do cotidiano, principalmente quando o assunto é interação social. “Conversar com as pessoas é como tentar decifrar um código que muda o tempo todo. Muitas vezes, não consigo entender o que os outros esperam de mim ou como devo responder. Figuras de linguagem, por exemplo, são um desafio. Quando alguém diz algo como ‘vou dar um gelo’, percebo literalmente alguém oferecendo gelo para outra pessoa”, explica.
Ela conta que, às vezes, é possível perceber, pelo contexto, que a expressão é uma figura de linguagem, mas interpretar o que realmente significa, pode demorar. “Isso me faz parecer lenta e, às vezes, as pessoas perdem a paciência comigo. As situações sociais são como um jogo de regras que todo mundo parece conhecer, menos eu”, relata.
Para desenvolver e aprimorar habilidades interpessoais, como comunicação, assertividade, empatia, manejo de conflitos e compreensão dos sinais sociais desses pacientes, o Ambulatório de Autismo para Adultos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vai realizar um Treinamento em Habilidades Sociais. A ideia é ensinar estratégias para iniciar e manter conversas, reconhecer e responder adequadamente às emoções dos outros e lidar com situações sociais desafiadoras.
As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de setembro, mediante apresentação de laudo médico que comprove o diagnóstico. A triagem será realizada no dia 18 de setembro.
Os encontros acontecerão sempre às sextas-feiras, durante dez semanas seguidas, sempre no período da manhã, a partir das 8h30, no próprio hospital.
O psicólogo e coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM, Wesley Ramos, explica que o treinamento deve atender às necessidades específicas de cada indivíduo, abordando habilidades particularmente difíceis para cada um deles. “Para adultos com autismo, o treinamento de habilidades sociais é especialmente importante porque muitos deles enfrentam desafios significativos nessa área, o que pode impactar negativamente sua qualidade de vida, incluindo trabalho, relacionamentos e bem-estar emocional”, frisa.
Equipe especializada vai treinar habilidades sociais em adultos diagnosticados com autismo ao longo de dez encontros, no Hospital de Saúde Mental
O treinamento pode trazer ainda outros benefícios como: melhora da comunicação, facilitando a compreensão e expressões claras de pensamentos e sentimentos; aumento da independência, aprimorando habilidades que são essenciais para a vida cotidiana, como negociar, fazer pedidos ou recusar de maneira adequada; redução da ansiedade social com o fortalecimento dos relacionamentos; melhoria da capacidade de formar, manter amizades e relacionamentos profissionais; além de promover a inclusão social, facilitando a participação ativa em grupos e comunidades e promovendo uma sensação de pertencimento.
Serviço:
Treinamento em habilidades sociais do HSM
Inscrições até o dia 17 de setembro de 2024
Público-alvo: adultos com diagnóstico de autismo nível 1 de suporte (20 vagas)
Período de realização: outubro/novembro
Duração: dez encontros no HSM com duração de 1h30 e mediação de psicólogo