Em cuidados paliativos no HRVJ, paciente com câncer realiza sonho do casamento
4 de setembro de 2024 - 16:35 #casamento #HRVJ #humanização #Tratamento paliativo
Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto, vídeo e fotos: Joelton Barboza
Paciente casou com a mulher após 26 anos, em cerimônia junto à famíia e aos trabalhadores do hospital
Há 26 anos, José Sidney, de 60 anos, conheceu Lucineide Franco, 55. Eles viviam juntos, porém ainda não haviam formalizado os votos de casamento perante a igreja, o que era um desejo, principalmente do pai de Sidney. Com um diagnóstico de câncer de esôfago metastático e internado no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) desde 27 de agosto, o maestro resolveu realizar essa vontade conjunta e casar no religioso.
O casamento católico foi realizado na própria unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, na última terça-feira (3). O casal tem três filhos, quatro netos e reside no município de Jaguaribe. “A conheci tem 26 anos e quis ficar com ela, que me disse que só ficaria comigo se eu aceitasse os dois filhos dela. Eu falei que aceitaria até dez”, conta o noivo, com um sorriso no rosto.
As bençãos foram dadas pelo padre Marcelino Nogueira
“Eu sou a mulher mais feliz desse mundo porque eu realizei o sonho do meu esposo, o meu e o do meu sogro. Agradeço de coração a todos que fizeram parte desse momento tão especial e tão lindo que foi o nosso casamento”, destaca a agora esposa.
Animado, Sidney entrou no cortejo improvisado em um espaço aberto hospital ao som da música “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim. Já a noiva, que entrou acompanhada da equipe do HRVJ, entrou ao som de “Que Bom que Você Chegou”, da cantora Bruna Karla (assista no vídeo abaixo). As canções foram interpretadas pela técnica em enfermagem, Graciele de Moura. A cerimônia emocionou familiares dos noivos e diretores e trabalhadores do hospital, todos presentes no evento. As bençãos foram dadas pelo padre Marcelino Nogueira.
“Não tive como conter as lágrimas, pois mesmo ele já sabendo do seu diagnóstico, quis casar e receber as bênçãos de Deus. Ficou claro também a pressa que ele tinha tinha em realizar esse momento. Esse paciente me ensinou muito e ele nem sabe, me fez mais ainda querer viver o hoje da melhor forma e agradecer a Deus por tanto e tudo o que tenho em minha vida”, relatou a analista de Desenvolvimento Humano e Organizacional do HRVJ, Gene Kelly Targino.
“Álbum de casamento” teve presença dos profissionais do HRVJ