Setembro Dourado: campanha destaca importância do diagnóstico precoce do câncer infantil

2 de setembro de 2024 - 14:31 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Levi Aguiar
Arte gráfica: Iza Machado

Oncologista pediátrico realiza atendimento no Ambulatório de Diagnóstico Precoce do Hias

Diferente de alguns cânceres em adultos, que podem ser evitados por meio de mudanças no estilo de vida, o câncer infantojuvenil não sofre impacto quando associado a estratégias de prevenção, tornando o diagnóstico precoce uma forma de aumentar as chances de cura para o paciente. Por isso, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência no atendimento de oncologia pediátrica, oferece um ambulatório específico para a realização do diagnóstico precoce.

O Ambulatório de Diagnóstico Precoce funciona de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7h às 13h. No último ano, foram realizados cerca de dois mil atendimentos. O serviço é pioneiro no Ceará e atende aos pequenos encaminhados por profissionais que atuam em postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O mês de setembro, também intitulado de Setembro Dourado, foi escolhido como um período do ano para reforçar a conscientização de toda a população sobre a doença e destacar a importância de investigar a persistência dos sinais do câncer. No início, os pacientes podem apresentar sintomas semelhantes a doenças comuns da infância.

“Sintomas como febre persistente, palidez, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça, vômitos ao acordar, aumento do volume abdominal, caroços pelo corpo e alterações ósseas são alguns dos sinais que devem ser investigados. Diante dos sintomas, os pais ou responsáveis precisam procurar uma unidade de saúde e receber um atendimento especializado”, explica o coordenador médico da Unidade de Internação do Centro Pediátrico do Câncer (CPC) do Hias, Artur Moraes.

Diagnóstico precoce pode significar a cura

Em observação e com estabilização do quadro de saúde, a pequena Eliza espera receber alta hospitalar em breve

Atualmente, a Unidade oferece tratamento a cerca de 450 pacientes oncológicos. Uma dessas pacientes é a Eliza (3), diagnosticada com nefroblastoma, um tumor renal maligno. Segundo Luciana Lima (35), mãe da menina, em julho de 2024, a família percebeu um nódulo na barriga da criança. “Buscamos um posto de saúde, fizemos uma ultrassom e fomos encaminhadas de São Benedito para o Albert Sabin, em Fortaleza, que é referência no tratamento em oncologia pediátrica”, conta.

“Sou muito grato por termos identificado o câncer ainda no início. Dessa forma, conseguimos tratar e esperamos conseguir logo a cura. A minha filha fez quatro sessões de quimioterapia e retirou o rim direito. As mães não podem esperar os casos se desenvolverem. Assim que eu vi aquela anomalia, eu sabia que não era normal e que precisávamos tratar”, conta Luciana.

Os tipos mais comuns de cânceres pediátricos são: leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. Cerca de 80% das crianças e adolescentes diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados podem ser curadas, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Infelizmente, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, tanto no Brasil, como em países desenvolvidos, por isso precisamos lembrar a todos, inclusive aos profissionais de saúde, da importância em relação aos iniciais sinais da doença”, conclui Artur Moraes.

Lançamento da Campanha

Durante a manhã do dia dez de setembro, o Hospital promoverá uma cerimônia de lançamento da Campanha Setembro Dourado, no CPC. O evento contará com a participação da secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, de pacientes e familiares, do corpo clínico do Hias, de representantes de cursos da saúde de Universidades do Estado, da Associação Peter Pan e das casas de apoio.

A ação contará com a oficialização do Comitê de Políticas Públicas em Oncologia Pediátrica do Ceará, responsável por coordenar e supervisionar os serviços de oncologia pediátrica. Além da realização de uma solenidade de ligação simbólica das luzes douradas de decoração e com a soltura de balões marcando o compromisso e a união de todos os presentes na luta contra o câncer infantil.