Primeira Infância: Comitê de Saúde Integral da Infância toma posse na Sesa

30 de agosto de 2024 - 17:02 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos:Fátima Holanda

Em sua fala, a gestora ressaltou que o grupo é uma estratégia para atender de forma cada vez melhor às políticas voltadas à primeira infância

A Saúde do Ceará deu posse ao Comitê da Saúde Integral da Infância da Saúde, nesta sexta-feira (30). A solenidade contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Tânia Coelho. 

Em sua fala, a gestora ressaltou que o grupo é uma estratégia para atender de forma cada vez melhor às políticas voltadas à primeira infância. “Por meio do comitê poderemos compartilhar experiências e aprender juntos e, assim, focar mais nas metas e indicadores e dar uma assistência melhor à população”, disse.

O objetivo é monitorar o desenvolvimento das ações direcionadas à saúde no Programa Mais Infância, da Secretaria da Proteção Social (SPS) do Ceará, e alcançar as metas estabelecidas, com reuniões periódicas.

O Zé Gotinha também marcou presença na posse

Na ocasião, a coordenadora do programa, Dagmar Soares, ministrou uma palestra sobre governança colaborativa para o desenvolvimento da Primeira Infância. “Investir na infância é investir na sociedade, porque uma criança bem cuidada adoece menos, tem melhor desenvolvimento acadêmico e menos envolvimento com drogadição. A saúde, a educação e a proteção social precisam estar sempre juntas nessa missão”.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Dagmar Soares, ministrou uma palestra sobre governança

A coordenadora da Atenção Primária da Sesa, Thais Facó, explica que a ideia é estabelecer uma periodicidade de reuniões no comitê. “Queremos  trabalhar de forma mais efetiva nas diferentes frentes da primeira infância  e monitorar os indicadores previstos no plano”, explica. 

O Comitê de Saúde Integral da Infância é composto de representantes de várias coordenadorias e células da Sesa que trabalham com a Primeira Infância, como a imunização, pré-natal, puericultura, populações específicas, saúde bucal, entre outras. Ao todo, foram 12 integrantes empossados.

O Comitê das Políticas de Desenvolvimento Infantil da Saúde é composto de representantes de várias coordenadorias e células da Sesa